Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Tecnologia /


Publicada em: 16/07/2013 09:50 - Atualizada em: 17/07/2013 11:45
Pesquisa na Ufla aponta os benefícios da casca da jabuticaba
Farinha de casca de jabuticaba produzida na Ufla está sendo testada em iogurte e apresuntados, ela é rica em antioxidantes que combatem radicais livres

Casca da jabuticaba é rica em antioxidantes que combatem os radicais livres, pesquisa na Ufla aponta benefícios da casca na alimentação. Foto ilustrativa

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Uma equipe de pesquisadores do Departamento de Química da Universidade Federal de Lavras (Ufla), está pesquisando os benefícios da casca da jabuticaba, rica em antioxidantes. A equipe de pesquisadores reforça os estudos sobre o fruto nativo do Brasil com avanços importantes, inclusive uma patente no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A equipe chegou à composição de uma farinha e de um extrato da casca da jabuticaba que serão usados não apenas como corante, mas também como aditivos para enriquecer alimentos. Até agora, já foram realizados testes com iogurtes e apresuntados, mas já há outros produtos na lista de experimentos.

A pesquisadora Angelita Duarte Corrêa disse que o detalhamento sobre a composição nutricional da jabuticaba começou há mais de sete anos. "Uma aluna de doutorado fez a caracterização química do fruto e de suas frações, com casca, polpa e semente. Constatamos, a partir daí, que a casca era rica em compostos fenólicos, fibras, especialmente as solúveis, e também minerais", explicou a professora e pesquisadora.

Os compostos fenólicos são aqueles que concentram grupos de antioxidantes, responsáveis principalmente pelo combate de radicais livres, agentes no processo de envelhecimento celular. As fibras, por sua vez, auxiliam no trato digestório, sendo que as solúveis atuam na redução do colesterol e na absorção de glicose. Quanto aos minerais, as concentrações mais expressivas registradas foram de ferro, potássio, magnésio e manganês.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras