Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Meio Ambiente /


Publicada em: 13/07/2013 20:41 - Atualizada em: 14/07/2013 17:39
Lavras terá coleta seletiva estendida para toda a cidade
Uma medida tomada esta semana poderá colocar Lavras numa posição confortável junto aos órgãos ambientais do país e servir de exemplo para outras cidades

Geovane Donizetti Lucinda, presidente da Acamar, e o prefeito Marcos Cherem, na solenidade de assinatura do protocolo que beneficiará a Associação e o município de Lavras

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Lavras poderá se tornar um dos poucos municípios brasileiros a possuir coleta seletiva em toda a cidade, a ampliação será feita gradativamente, com início já a partir de agosto deste ano. Esta semana o prefeito Marcos Cherem se reuniu com representantes da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Acamar) para assinatura do Protocolo de Intenções que aumenta o repasse de verba destinado à entidade e, com isso, possibilitar a ampliação da coleta seletiva feita na cidade.

A ideia do Chefe do Executivo é fazer com que a Acamar absorva novos associados. Segundo Cherem, "nosso objetivo é apoiar a Acamar, colaborar com os associados e ampliar a coleta seletiva em Lavras para que ela tenha uma cobertura de 100% na cidade já a partir de agosto", disse o prefeito.

Na solenidade de assinatura do Protocolo de Intenções, o prefeito falou da necessidade urgente de colocar um fim ao trabalho de catadores de lixo no lixão, um serviço arriscado e desumano e que traz riscos constantes. Para o Chefe do Executivo, "o caminho é o associativismo e o trabalho responsável. Em nossa cidade não admitiremos mais a exposição de pessoas a situações de risco, contrárias às leis vigentes, como forma de sobrevivência. A Acamar se dispôs a absorver todos os catadores autônomos e o Município vai ajudar financeiramente para que isso seja possível, sem prejuízo para ninguém", completou Marcos Cherem.

O presidente da Acamar, Geovane Donizetti Lucinda, agradeceu o apoio que está recebendo o Executivo e disse: "gostaria de deixar claro que o objetivo da associação é atender seus membros e a população lavrense, pois sabemos que sozinhos nunca iríamos realizar nossos propósitos. Então estamos muitos felizes e muito gratos com esta postura da atual administração que sempre nos tem apoiado", disse.

A previsão inicial, segundo Cherem, é aumentar o repasse financeiro para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis em cerca de 30 a 40%. O lixo é responsável por um dos mais graves problemas ambientais de nosso tempo e Lavras não está fora deste contexto. O volume de lixo descartado diariamente em Lavras é enorme e vem aumentando intensa e progressivamente, atingindo quantidades impressionantes.

Se Lavras ainda não conseguiu linhas áreas é por causa da proximidade do lixão com a cabeceira da pista de pouso e decolagem do aeroporto. Dentro desse quadro, a extensão da coleta seletiva de lixo aparece não como a solução final, mas como uma das possibilidades de redução do problema.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras