Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 20/06/2013 12:45 - Atualizada em: 20/06/2013 15:40
O Inverno começa nesta madrugada de sexta-feira, às 2h04
Assim como o Outono, que não teve a atuação de nenhum fenômeno climático, o Inverno segue com essa mesma tendência

Espetáculo da natureza em Lavras nas manhãs que antecedem o Inverno. Em primeiro plano, casas do bairro Caminho das Águas, na Zona Norte da cidade. Fotos: Jornal de Lavras

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

O Inverno - a estação mais elegante do ano - começa oficialmente nesta madrugada de sexta-feira, às 2h04, portanto, quando acordar amanhã, já estaremos no Inverno, mas nada com o que se preocupar, pois o Inverno segue com essa mesma tendência. Neste ano, a previsão é de que se mantenham as condições de neutralidade do fenômeno El Niño durante toda a estação. Essa configuração do Oceano Pacífico contribui para a ocorrência de chuvas dentro da média. Depois de um início de junho com chuva nas regiões Central, Oeste, Leste e Norte de Minas, uma nova frente fria deve causar precipitações no centro-sul do Estado. A nova massa de ar fria não será muito intensa, o que vai fazer com que o Inverno comece com temperaturas amenas.

Segundo o meteorologista Arthur Chaves, da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a expectativa para Inverno é de chuvas em torno da média na maior parte do Estado, "principalmente, por causa da ausência de El Niño e La Niña, mas, nas regiões da Zona da Mata, Triângulo e Sul de Minas, há previsão de chuvas ligeiramente acima da média", explica.

O Inverno deve ter temperaturas próximas à média nas regiões Leste, Triângulo, Central e Norte de Minas e ligeiramente abaixo da média na Zona da Mata e Sul de Minas. A ocorrência de umidade relativa do ar estará baixa nas regiões Oeste, Triângulo, Central e Norte de Minas, inferior a 20% em alguns períodos do Inverno, principalmente em agosto e setembro. O meteorologista destaca que são esperados valores de umidade relativa do ar mais altos do que no ano passado. Já no Leste, Zona da Mata e Sul de Minas, a proximidade do oceano contribui para níveis mais confortáveis de umidade relativa do ar.

É necessário ficar atento às queimadas no final do Inverno, devido ao tempo seco que impera nesta estação. Com a ocorrência de temperaturas altas no Norte, Noroeste, Triângulo e Oeste de Minas, espera-se a incidência de queimadas, no máximo, em uma proporção semelhante ao do ano passado.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras