Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 14/09/2010 23:46 - Atualizada em: 15/09/2010 14:24
Uma tradição agora documentada em vídeo: a fogueira de Ingaí
A história de uma tradição religiosa que começou há muitos anos foi agora foi registrada em vídeo por um documentarista, a festa da fogueira de Ingaí.

          

        Fogueira de Ingaí

 

O que seria uma promessa religiosa acabou se tornando uma festa das mais tradicionais em toda Minas Gerais, assim é a fogueira de Ingaí, a mais alta fogueira que se tem notícia no Sul de Minas e a que mais atrai turistas na região. Todo mundo conhece a fogueira de Ingaí, o que quase ninguém conhece são os bastidores da festa, da montagem da pirâmide de madeira que. depois de acesa, queima por três dias.

Quem quiser conhecer a história do início da fogueira, como tudo começou até os dias de hoje, como são os preparativos da festa, a coleta das hastes de sustentação da fogueira, tem agora a oportunidade. Em Ingaí, o documentarista Gilson de Assis Nogueira preparou um vídeo contando toda a história da mais tradicional fogueira do Sul de Minas, desde quando ela começou, com uma família, que depois foi encampada pela prefeitura.

O documentário registra a coleta da lenha, a escolha e o corte dos eucaliptos com mais de 30 metros de altura, o difícil e complicado transporte das peças, a partir da fazenda Bocaina até o pátio, onde é montada a fogueira. O trabalho de engenharia da montagem, trabalho realizado por pessoas simples, mas com conhecimento adquirido na prática do dia-a-dia.

O documentário tem a narração do professor Canísio César Moreira, que narra com sentimento e orgulho de fazer parte da história do povo que se tornou conhecido em toda Minas Gerais através de um evento religioso.

As pessoas interessadas em testemunhar o trabalho que projetou Ingaí, ter um registro histórico de uma das mais tracionais festas do Estado, basta entrar em contato com o produtor Gilson de Assis Nogueira através do e-mail: ganogueira@navinet.com.br e adquirir uma gravação.    

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras