Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Desenvolvimento /


Publicada em: 02/06/2013 17:39 - Atualizada em: 02/06/2013 22:56
Tratores terão que ter placas; resolução já está valendo desde sábado
Entrou em vigor no primeiro dia deste mês, a resolução do Contran que obriga emplacamento de tratores

Imagem ilustrativa extraída do site da Polícia Militar do Paraná

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Já está valendo desde ontem, sábado, dia primeiro de junho, a resolução do Conselho Nacional de Transito (Contran) que obriga o registro de tratores destinados a puxar ou arrastar maquinaria de qualquer natureza ou a executar trabalhos agrícolas, de construção, de pavimentação ou guindastes no sistema do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

Quem não cumprir as determinações da resolução estará sujeito a multa gravíssima, cujo valor atual é de R$ 191,54, terá anotado sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a apreensão do veículo. A medida não agradou a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) da Câmara dos Deputados, os parlamentares alegaram que a medida prejudica o setor rural do país.

De acordo com as resoluções 429 e 434 do Contran, os veículos agrícolas novos, fabricado a partir de janeiro deste ano, terão que passar por um pré-cadastro feito pelo fabricante, montadora ou importador. Antes da comercialização, o fabricante, montadora ou importador também terá que, previamente, informar ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) sobre as características dos veículos. Para os tratores já comercializados, não será necessário o cadastro prévio, mas caso haja a necessidade de transitar em vias públicas, eles terão que ser emplacados.

O emplacamento não será obrigatório para os tratores que circulam apenas no meio rural. A placa, contudo, será exigida dos tratores que circularem em vias públicas, nas rodovias, por exemplo. A resolução do Contran prevê que o Renavam deverá ser ajustado para não exigir o lançamento da placa no ato do registro. Caso seja emplacado, o proprietário dos veículo terá que arcar com o pagamento da taxa de licenciamento anual. Pela resolução, os tratores que precisarem de emplacamento, terão que afixar apenas uma única placa, na parte traseira, como as motocicletas.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras