Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


variedade / Entrevista /


Publicada em: 13/09/2010 02:31 - Atualizada em: 03/04/2014 10:49
Jornal de Lavras inaugura sua seção de entrevistas com os diretores da Ideia Brasil
Inauguramos hoje mais uma seção, a de entrevistas, e os nossos primeiros entrevistados são: Fernanda Gil e Patrick Ederer, da Ideia Brasil. Eles conversaram com Diter Stein.

     

        Patrick Ederer e Fernanda Gil. Foto produzida pela Ideia Brasil Publicidade

 

O Jornal de Lavras quer ser um jornal completo, tudo para agradar os seus leitores e, hoje, inauguramos uma nova seção, a de entrevistas. Para isso, buscamos dois entrevistados jovens, empreendedores e inovadores: Fernanda Gil e Patrick Ederer, os proprietários da Ideia Brasil, uma agência que entrou no mercado de Lavras com um conceito inovador no que tange a publicidade.

Os dois jovens empresários foram entrevistados pelo nosso colaborador Diter Stein. Diter é jornalista e militou na grande imprensa do Rio de Janeiro; ele é escritor e já trabalhou em agencia de publicidade.

 

Entrevista com Fernanda Gil e Patrick Ederer, diretores da Ideia Brasil Publicidade

Por Diter Stein

 

Apesar do grande número de usuários em Lavras, a internet ainda é uma mídia que precisa ser entendida pelos empresários da cidade. A entrevista foi toda focada em propaganda na internet, apesar da Ideia Brasil ter também um excelente portfólio em outras mídias. Como o Jornal de Lavras é uma mídia digital, fizemos, a Fernanda Gil e Patrick Ederer, diretores da ideia Brasil, apenas perguntas sobre propaganda na web.

 

Jornal de Lavras: A Ideia Brasil revolucionou na criação da publicidade em Lavras, principalmente na mídia impressa e externa (outdoor). Vocês acreditam que tem espaço para repetir a mesma trajetória na internet? O que gostariam de fazer?

 

Ideia Brasil: A Ideia ainda é apenas um "bebê". Temos pouco mais de dois anos e esta revolução na criação nada mais é do que criatividade e muita vontade de dar certo. A internet é uma mídia que até pouco tempo era considerada alternativa, e hoje se tornou indispensável. E ainda com um grande diferencial, de na maioria das vezes, apresentar uma mídia de baixo custo e grande retorno.

 

Jornal de Lavras: Como o empresário da cidade vê a internet? Tem alguma história para exemplificar?

 

Ideia Brasil: Lavras está em plena expansão publicitária. Cada dia mais empresas se interessam e enxergam a importância de uma campanha bem produzida, e a mídia virtual vem ganhando seu espaço. A Internet vem como uma conseqüência dessa relação entre "apenas aparecer" e de fato "vender seu peixe" com a publicidade. Mas ainda existe um certo receio pelo que é novo. É como o outdoor: é uma excelente opção para mostrar sua marca ou empresa, mas não a única. Uma campanha estratégica é ampla e diversificada. Cada mídia tem seu espaço e valor. Para ter sucesso em uma campanha produzida é preciso se encaixar no perfil do seu publico. E garanto que nenhuma empresa tem um publico que tenha olhos para só um tipo de comunicação. É preciso contagiar o cliente com sua marca, e para isto, "procurá-lo" onde quer que ele esteja, e para isto, é importante usarmos nossas diversas ferramentas de marketing. Isto inclui, é lógico a comunicação virtual.  

 

Jornal de Lavras: Pelo que conversamos anteriormente, a maioria dos investimentos em internet que chegam a vocês é para criar e-mail marketing. Existe uma pesquisa que aponta que apenas 19% dos emails que recebemos são clicados. O que a Ideia Brasil pode fazer para reverter essa estatística?

 

Ideia Brasil: Muito do que conhecemos sobre a internet está em formação e modificação, não diferente do nosso alvo, o cliente, que vive em constante mudança. O e-mail marketing é uma ferramenta de peso e em sua maioria, ganha em custo benefício. Mesmo que um possível "receptor" desse e-mail não venha a se interessar momentaneamente sobre o assunto abordado, a Ideia é fazer um trabalho de fixação de imagem ou marca, ou seja, seu cliente ver a sua marca e num possível momento de interesse ou precisão, associar e automaticamente lembrar-se da sua empresa. O e-mail marketing é uma mídia transmitida, onde quem decide quando o cliente terá acesso à mensagem publicitária é o anunciante. Diferente das mídias que agrupam audiência por interesse, onde o próprio cliente "procura" a publicidade do produto ou serviço interessado.

     

Jornal de Lavras: Quando um cliente chega até vocês ele inclui a internet no mix de mídia? Ou são vocês que precisam mostrar para o cliente que ele deveria estar presente na Internet?

 

Ideia Brasil: Não são raros aqueles clientes que querem incluir a internet como estratégia de marketing, mas em sua maioria ainda não sabem como utilizá-la de ponte entre empresa e cliente.

 

Jornal de Lavras: Em Lavras se veicula nos sites informativos como se veicula em jornais ou revista. Os anúncios são estáticos e não tem link para o site. Acredita que o motivo é o pequeno número de empresas que tem site em Lavras ou falta entender que o anúncio na internet, ao mesmo tempo que divulga a marca ou o produto, através do link do anúncio com o site do cliente, pode realizar a venda imediata, ou deixar o cadastro do interessado para a equipe de vendas fechar o negócio?

 

Ideia Brasil: Volto àquela questão de apenas aparecer por aparecer. Não que não seja interessante. Mostrar a cara da sua empresa é sempre bom, o problema é não mostrar direito. A publicidade tem dois lados, e é muito fácil cair pro lado negativo dela. Uma publicidade ruim é como uma vitrine mal feita. Seu cliente nunca vai entrar na sua loja. Em alguns casos, como a mídia em um site informativo, por exemplo, você tem a oportunidade de explorar muito mais, seu anuncio pode ser mais completo, se seu cliente puder visitar sua empresa com apenas um click. Proporcionando maior interação entre consumidor e produto ou serviços interessados.

 

Jornal de Lavras: A veiculação na internet em 2009, no Brasil, ultrapassou a veiculação em rádio. Você acha que ainda falta muito para essa realidade chegar a Lavras?

 

Ideia Brasil: Uma grande dificuldade encontrada pela Ideia Brasil, assim como por outras agencias publicitárias, é de atuar em um campo tão complexo e em grande parte indefinido, isto principalmente pela questão do novo, do diferente. Acredita-se também que o custo dessa "tal publicidade" seja muito elevado, que é outra barreira que encontramos quando um cliente nos procura. Mas a relação entre as empresas e suas agencias vem se estreitando aqui em Lavras, e este estímulo é maior quando criamos uma grande parceria.  O principal é saber que a publicidade é investimento - seja qual for a categoria visual escolhida - desde que bem planejado. E esta realidade não está longe em Lavras, pelo contrario, cada dia mais as pessoas, até mesmo sem perceber, ficam mais à vontade neste mundo "marketeiro" de hoje. A chegada de novas mídias, como o Jornal de Lavras, estimula muito isto.

 

Jornal de Lavras: Qual dos trabalhos que vocês fizeram para a internet foi o mais interessante? Por quê?

 

Ideia Brasil: Além dos emails marketing, blogs e Orkut - dependendo do seu publico alvo - podem se tornar grandes aliados para o marketing de uma empresa. Sites Interativos e informativos, como o próprio Jornal de Lavras, onde conseguimos enxergar a dimensão e o retorno de um trabalho bem feito, são sempre os mais lembrados.

 

Jornal de Lavras: Que dicas vocês dariam para o empresário que está pensando em investir na Internet?

 

Ideia Brasil: Seja qual for o seguimento da sua empresa, vale lembrar que toda mídia visual é uma continuação dela, e em grande parte das vezes, é a primeira impressão do cliente em relação ao seu produto ou serviço oferecido. Pense sempre de que forma chegar até seu publico alvo. Um layout ruim e uma publicidade mal planejada podem trazer retorno contrario ao que você imagina. Como já disse, a publicidade deve ser encarada como um investimento. Ela sempre te trará o retorno, seja ele em vendas, credibilidade ou até mesmo em status. A internet possui infinitas formas de publicidade, que estão lá para serem estimuladas, basta ter criatividade. E para aqueles que ainda são avessos a ela: Lembre-se de que nem sempre o seu cliente gosta daquilo que você gosta. E isto deve ser levado em consideração toda vez em que você pensar em mostrar a sua marca.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras