Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 16/05/2013 11:00 - Atualizada em: 16/05/2013 15:42
Semana de Museus tem atividades até sábado em Lavras
Filmes, palestras, cursos e apresentação artística no campus histórico da Ufla

Museu de História Natural da Universidade Federal de Lavras (Ufla), onde está sendo realizado o evento. Foto ascom/Ufla

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Desde segunda-feira, dia 13, está sendo realizado no campus da Universidade Federal de Lavras (Ufla), a 11ª Semana de Museus, um evento que envolve mais de 1,2 mil museus em todo o país, com a participação de 535 cidades, uma delas é Lavras. Até sábado serão realizados diversos eventos culturais no Museu de História Natural da Ufla, no Campus Histórico. A programação se encerra dia 18, sábado, quando se comemora o Dia Internacional de Museus, neste dia o objetivo é mobilizar os museus brasileiros com programações em torno de um mesmo tema e esse ano o tema escolhido foi: "Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social".

Hoje, quinta-feira, tem três eventos, sendo uma palestra e dois cursos. A palestra será ministrada pelo professor Bruno Andrade Pinto Monteiro, da Universidade Federal de Lavras, ele abordará o tema: "Os Museus e Centros de Ciências: discursos e mudança social". A palestra será ministrada a partir das 16h. Os cursos serão ministrados das 18h às 20h e das 20h às 22h, sendo o primeiro sobre as cultura religiosa introduzida no Brasil através dos africanos.

"Chuta que é macumba", a religiosidade afro-brasileira e o ensino, ministrado por Josiane Silva, Cecília Barcelos, Layane do Amaral Vilas Boas e Alexandre Araújo. Em seguida, a contribuição dos índios em nossa cultura será o tema do segundo curso. Cultura Indígena: Reflexões na formação de professores, ministrado por Rafaela Mahiane Rosa, João Henrique de Oliveira Pereira, Felipe Gabriel da Silva, Keny Aparecida Florentino.

Amanhã mais três eventos marcarão a Semana de Museus. Às 14h será exibido o filme "O Jarro", do diretor iraniano Ebrahim Foruzesh. O filme conta a história de uma escola do deserto, o jarro que serve para as crianças matarem a sede trinca. Isso mobiliza as pessoas da aldeia, cada uma com uma reação diferente. "O Jarro" foi filmado com atores não profissionais numa aldeia do escaldante deserto iraniano. Todos os intérpretes mal conheciam o cinema até então. O filme venceu o Leopardo de ouro no Festival de Locarno em 94, e o prêmio do Júri da 18 Mostra Internacional de cinema em São Paulo. Após a exibição o filme será comentado.

Das 18h às 22h será ministrado um curso de Educação Ambiental Crítica e a formação de professores, por Laise Vieira Gonçalves e Lucas Aníbal Faria Seabra. Também haverá uma apresentação artística na Casa das Pedras, será um Sarau Musical, a partir das 18h30, com a participação de integrantes da Orquestra de Câmara da Ufla e do Coral Vozes do Campus, sob a regência do maestro Augusto Pimenta.

No sábado, Dia Internacional de Museus, a partir das 19h será um dia de Ação Educativa, com a realização de uma Oficina de Astronomia 'Festa das Estrelas" - Atividade de iniciação ao estudo e pesquisa em astronomia com observações do céu por meio de telescópios. Coordenada pela professora Karen Luz Burgoa Rosso.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras