Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 16/05/2013 08:29 - Atualizada em: 16/05/2013 11:53
Ibama de Lavras multou o polêmico ex-delegado João Pedro de Rezende
Escritório Regional do Ibama, em Lavras, multou ex-delegado em R$ 21 mil por maus tratos a animais e descumprimento de ordem do Ibama

João Pedro de Rezende, ex-delegado que mantinha um leão em sua fazenda e descumpriu a ordem do escritório regional do Ibama, em Lavras. Foto extraída do portal g37.com.br

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

 O ex-delegado de Formiga, João Pedro de Rezende, será autuado pelo escritório do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), de Lavras, por manter um leão e diversos animais silvestres em cativeiro sem autorização legal em uma fazenda no município de Pains, Região Centro-Oeste do Estado. Equipes do Ibama de Lavras e do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) foram até o local para apreender os animais na tarde de ontem, quarta-feira, dia 15, e constataram que o ex-delegado sumiu com o leão.

A informação de que o ex-delegado mantinha um leão e outros animais em sua fazenda chegou até os fiscais do Ibama de Lavras por meio de uma denúncia encaminhada à corregedoria da Polícia Civil e ao Ministério Público. Há cerca de 15 dias, foram encontrados um leão, um tucano, dois pintassilgos, duas tartarugas e oito canários da terra mantidos em cativeiro. O delegado recebeu um prazo para apresentar a documentação legal que comprovasse a origem dos animais, mas ele não atendeu à determinação.

De acordo com o chefe do escritório do Ibama em Lavras, Adriano Garcia de Souza (foto à esquerda), que coordenou a operação na fazenda do ex-delegado, agentes do Ibama e veterinários do Cetas foram até a fazenda na tarde de ontem para verificar as condições de saúde dos animais e fazer a apreensão. Quando chegaram no local, constataram que o leão havia desaparecido.

João Pedro de Rezende não estava na fazenda no momento da operação e, por telefone, informou aos agentes do Ibama de Lavras que repassou o leão para outras pessoas, em São Paulo, sem dar maiores detalhes. O delegado terá que arcar com a multa de R$ 21 mil e será autuado por maus tratos, descumprimento de notificação do Ibama, impedimento de ação fiscalizatória, além de manter animal silvestre sem autorização e animal exótico em cativeiro sem comprovação de origem.

Foi dado ao ex-delegado 48 horas para que ele apresentasse nome e todos os dados das pessoas que receberam o leão em São Paulo, como ele havia dito. Os outros animais foram apreendidos e foram levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres, em Belo Horizonte.

João Pedro de Rezende é uma pessoa polêmica, no ano passado ele se envolveu em um escândalo juntamente com seu filho Alexandre Clayton de Rezende, que também era investigador da Polícia Civil, os dois foram acusados pelo Ministério Público de Minas Gerais, depois de uma denúncia do jornal Hoje em Dia, de participarem de uma quadrilha que vendia carteiras de habilitação, um esquema que existia desde 2006. João Pedro e seu filho foram afastados.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras