Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 08/05/2013 07:47 - Atualizada em: 09/05/2013 08:01
(Informativo) Cuidando do sorriso de seu cão e gato
Dra. Isabela Coelho, médica veterinária e proprietária do Pelos & Patas Centro de Estética e Saúde Animal, orienta sobre como evitar e combater tártaro e doença periodontal em cães e gatos

Dra. Isabela Coelho, médica veterinária. Foto: Jornal de Lavras

 

Informativo

Já diziam os dentistas: uma boca saudável é um corpo saudável. E isso também se aplica aos nossos queridos animais de estimação. O mau hálito muito comentado entre os donos de animais é decorrente principalmente do acúmulo de placa bacteriana sobre os dentes, favorecida por acúmulo de alimento e saliva, sendo responsável pelo já conhecido tártaro e doença periodontal.

O tártaro é a mineralização da placa bacteriana, formando uma superfície rígida e amarelada sobre os dentes. A doença periodontal é a evolução crônica do tártaro, e começa com uma inflamação da gengiva com vermelhidão, dificuldade de mastigação, mobilidade dentária, sangramento, mau hálito, perda de apetite e comprometimento das estruturas de sustentação do dente, levando inclusive à sua perda.

O maior erro do proprietário está em achar que o problema se restringe à cavidade oral do cão ou gato. A região das gengivas é muito vascularizada, e as bactérias ali acumuladas caem na corrente sanguínea, atingindo a circulação dos rins, fígado e coração, ocasionando, respectivamente, doença renal, hepatite e endocardite, lesões geralmente irreversíveis e com graves sintomas que comprometem a saúde geral do animal. Portanto, ações voltadas para prevenção são a melhor saída.

Quando a doença periodontal já está instalada, seu tratamento será definido pelo médico veterinário. Com o animal anestesiado, os cálculos dentários (tártaro) e dentes comprometidos são removidos, e o uso de antibióticos e antiinflamatórios geralmente se faz necessário.

O sucesso do tratamento depende da parceria e colaboração do proprietário. A escovação dentária deve ser realizada pelo menos a cada 3 dias, com produtos específicos de uso veterinário, para evitar que a placa bacteriana se reacumule. Não se deve usar creme dental humano, pois afeta o sistema gastrointestinal do cão e podem intoxicar. Brinquedos, ossinhos e petiscos com a finalidade específica de controle do tártaro são outros aliados na limpeza bucal.

Dar pães, sobras de comida, biscoitos, muito patê e alimentos úmidos não são recomendados, pois fermentam com mais rapidez na superfície dentária, favorecendo o crescimento bacteriano. Caso essas medidas não sejam tomadas, rapidamente os dentes voltam a apresentar o tártaro e a doença periodontal reinstala.

Leve seu cão ou gato para revisão dos dentes e gengivas pelo menos uma vez ao ano, e não deixe de tomar os devidos cuidados preventivos da boa saúde bucal. Em nosso Centro de Estética e Saúde Animal temos toda a assistência necessária, além de equipamentos para a realização da limpeza do cálculo com ultrassom dentário veterinário.

Para mais informações, clique aqui e acesse a página Lavras Tem do Pelos & Patas no Jornal de Lavras.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras