Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Comportamento /


Publicada em: 06/05/2013 17:52 - Atualizada em: 07/05/2013 07:20
O dia que "a cobra fumou" será lembrado na quarta-feira em Lavras
Os 6 anos mais longos e sofridos de todos os tempos se findou no dia 8 de maio de 1945 e o mundo, enfim, respirava aliviado

Imagem extraída do site do Museu Virtual da Força Expedicionária Brasileira (FEB)

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

O dia 8 de maio ficou marcado na história como o dia em que as nações aliadas venceram o Eixo na II Guerra Mundial, foi o dia da vitória da democracia sobre o julgo nazi-fascista, o dia que a liberdade venceu a opressão; a data será comemorada em Lavras numa solenidade no Tiro de Guerra, a fração do Exército Brasileiro na cidade. Mas não é só em Lavras que esse fato histórico é lembrado, ele é um marco para a humanidade, um marco do dia da defesa e da liberdade que é comemorado em todo o mundo.

Cerimônias cívico-militares acontecem em Moscou, Paris, Londres e Washington. Na França, o dia 8 de maio é dia de feriado Nacional. No Brasil a data não tem o mesmo peso que em outros países, talvez por não lembrarem que a FEB lutou contra treze divisões do Eixo, sendo 11 alemãs e duas italianas. A FEB aprisionou a 148ª divisão de infantaria alemã, os restos da divisão Bersaglieri Itália e restos de um Batalhão de Panzer Granadier (granadeiros blindados do Exército Alemão) com mais de 20 mil prisioneiros na localidade de Fornovo de Taro, no  norte da Itália.

Lavras tem muito o que comemorar, pois daqui saíram muitos lavrenses que atravessaram o Atlântico e testemunharam e foram personagens destas batalhas, eles foram defender o Brasil e, sobretudo a liberdade nos campos de batalha na Itália, alguns não voltaram e estão sepultados na Europa. Já se passaram 68 anos do fim da Grande Guerra, mas os horrores nazistas ainda estão vivos na memória de muitos.

A homenagem aos que lutaram em defesa da liberdade, em especial aos integrantes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), será na sede do Tiro de Guerra na quarta-feira, às 9h, dia 8, no Dia da Vitória. A solenidade será presidida pelos militares do Exército Brasileiro, sargentos e subtenente responsáveis pela fração do Exército em Lavras, juntamente com os atiradores.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras