Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Educação /


Publicada em: 24/04/2013 08:27 - Atualizada em: 24/04/2013 12:23
Tese de professor da PUC reafirma a importância da Ufla e seus pesquisadores
Professores do Departamento de Administração e Economia da Ufla foram destacados em tese de professor da PUC

Campus da Universidade Federal de Lavras. Foto: Ascom Ufla

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Uma tese de doutorado de um pesquisador da Pontifícia Universidade Católica (PUC) Minas, Caio César Giannini Oliveira, mostrou a importância da Universidade Federal de Lavras (Ufla) e de seu quadro de professores. O pesquisador da PUC realizou um estudo sobre os profissionais da área da administração, aqueles que se destacam em todo o Brasil na publicação de trabalhos científicos. Numa lista de quase 14 mil pesquisadores, ele pinçou os 20 melhores e, desta lista, três são da Ufla. De acordo com a pesquisa, os três são professores do Departamento de Administração e Economia da Ufla (DAE), eles são os mais bem conectado com outros pesquisadores.

Os três professores são: Luiz Marcelo Antonialli, Mozar José de Brito e Ricardo Pereira Reis (foto à esquerda), este último figura como o que mais tem trabalhos publicados: 71; Mozar figura com 66 e Luiz Marcelo com 45. O professor Francisval de Melo Carvalho, chefe do Departamento de Economia e Administração da Ufla, onde os três trabalham, manifestou: "o resultado é de extrema importância para o Departamento, pois mostra que na Ufla há atores influentes na rede de pesquisa em Administração do Brasil. Indica que os professores possuem uma boa relação com outros pesquisadores e traz visibilidade à Universidade, aos docentes e abre portas para novas parcerias".

A tese de doutorado do pesquisador da PUC foi em "Coopetição em redes interpessoais: relacionamentos coopetitivos na rede de pesquisadores brasileiros em Administração", ela foi apresentada em fevereiro deste ano. O termo coopetição é usado para descrever a relação simultânea de cooperação e competição entre pessoas ou organizações. A coopetição entre duas organizações ocorre normalmente para atingir um objetivo comum, tendo em vista a possível redução de custos na fase de desenvolvimento de produtos, sem desconsiderar a competição no momento de lançamento do produto desenvolvido no mercado.

O estudo do pesquisador da PUC levou em conta a qualidade dos trabalhos publicados na área de Administração listados pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração além de publicações classificadas no Qualis. O Qualis constitui-se num sistema de avaliação de periódicos, mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no Brasil. O órgão relaciona e classifica os veículos utilizados para a divulgação da produção intelectual dos programas de pós-graduação "stricto sensu"  (mestrado e doutorado), quanto ao âmbito da circulação (local, nacional ou internacional) e à qualidade (A, B, C), por área de avaliação.

Os dados foram processados em software específico para análise de redes sociais e, segundo a pesquisa, "As descobertas obtidas com a realização do mapeamento permitiram descobrir atores centrais da rede, bem como detectaram um exemplo de programa em que as relações internas de seus pesquisadores indicam comportamentos de colaboração e competição concomitantes".

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras