Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Cultura /


Publicada em: 28/03/2013 11:43 - Atualizada em: 28/03/2013 18:30
Poder público e iniciativa privada apoiam manifestação popular em Lavras
Encontro de Embaixadas de Reis reunirá cerca de mil pessoas para almoço no dia 21 de abril

Luiza Victorino Andrade, Handerson Duca, Valter Barbosa, Marcos Cherem e Aristides Filho na solenidade de entrega dos gêneros alimentícios. Foto: Jornal de Lavras

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

As Embaixadas de Reis fazem parte da cultura brasileira, sobretudo de Minas Gerais, onde o costume trazido pelos antigos habitantes de Açores se enraizou. Em Lavras esta cultura também tem raízes, existem registros que as "Folias de Reis", como eram chamadas as embaixadas, se apresentavam pelas ruas da cidade desde o final do século XIX.

Mas foi em 1922 que a manifestação ganhou corpo com a fundação da Companhia de Santos Reis de Manoel Barbosa, esta Companhia de Reis existe até hoje e é atuante. Ela lidera outras Embaixadas de Reis, tanto que em novembro de 1999, depois de um movimento liderado pelos "Barbosas", foi criada a Associação das Embaixadas de Santos Reis, Congados e Terços de São Gonçalo, de Lavras, cuja primeira diretoria ficou assim constituída: presidente, Iracija da Fonseca Manes; vice-presidente, Mário da Costa Lima Filho; secretário, Wellington Reis, e tesoureiro, Lázaro Machado de Oliveira.

Unidas elas ganharam força e estão trabalhando para a edificação da igreja de Santos Reis, no bairro São Vicente. Todos os anos a Associação promove festas para angariar fundos para a construção do templo e manter viva a cultura. Desta vez o líder dos embaixadores, Valter Barbosa, procurou a Secretaria Municipal de Cultura através do chefe do Departamento de Eventos Paulo da Silva, o "Lilinho", como é mais conhecido, com um pedido de ajuda.

Lilinho levou ao conhecimento da secretária Municipal de Cultura, Luiza Maria Victorino Andrade, a solicitação dos organizadores da festa: realizar um almoço para cerca de mil pessoas, no dia 21 de abril, na igreja de Santos Reis. A solicitação foi encaminhada o prefeito Marcos Cherem.

Como a administração está enfrentando problemas financeiros sérios devido ao bloqueio dos recursos para quitar a dívida da Construtora Marco XX, dívida esta contraída por administrações passadas, há cerca de 14 anos, o prefeito Marcos Cherem entrou em contato com a rede Rex de Supermercados e pediu ajuda no sentido de viabilizar alguns produtos para a realização da festa.

Na tarde de ontem, quarta-feira, dia 27, numa solenidade realizada na Casa da Cultura, com a presença do prefeito Marcos Cherem, do vice-prefeito Aristides Silva Filho, da secretária de Cultura Luiza Maria Victorino Andrade, do representante da rede Rex de Supermercados, Handerson Duca e do representante da Associação de Embaixadas de Reis, foi realizada a entrega dos gêneros alimentícios que foram doados pela rede Rex na sua totalidade.

"Fico feliz em participar e apoiar esta festa, que é a verdadeira manifestação da nossa cultura, e eu sei o que essa identidade cultural representa para um povo", disse Handerson Duca, da rede de Supermercados Rex, na solenidade de entrega dos produtos.

Valter Barbosa, presidente da Associação das Embaixadas de Santos Reis, que se emocionou ao falar da história dos 95 anos de tradição e envolvimento de sua família na realização dos encontros de embaixadas de Reis em Lavras, disse que esta é a primeira vez que teve o apoio da administração pública. "Eu posso dizer que nunca tive um apoio como esse de uma administração" e em seguida abençoou os presentes com a "Benção dos três Reis e do Menino Jesus".

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras