Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Saúde /


Publicada em: 26/03/2013 16:22 - Atualizada em: 27/03/2013 07:42
A dengue avança e já existem 19 casos confirmados em Lavras
A doença já é considerada epidemia em Minas Gerais, muitos já morreram e o tipo mais grave da doença já foi confirmado em Belo Horizonte

Imagem ilustrativa da Secretaria de Estado da Saúde

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Em Lavras existem 44 casos notificados de dengue, dos quais, 19 já foram confirmados, a dengue em Lavras é considerada "importada", são estudantes de repúblicas, pessoas que passaram carnaval em cidades onde existiam casos notificados e outros viajantes, porém, todos os casos são considerados clássicos, a dengue mais comum, mas que também pode matar dependendo de quem a contraia. Se for uma pessoa debilitada, hipertenso, crianças ou idosos, a dengue, mesmo a clássica, pode matar. A dengue mata por desidratação.

Segundo Rafael Martins Júnior, chefe do Departamento da Promoção da Saúde e Divisão de Dengue, órgão ligado diretamente a Vigilância e Saúde, onde ocorreram os casos foram realizados o que os técnicos chamam de "bloqueio químico", ou seja: uma dedetização completa na região e o monitoramento diário nos locais próximos a casa do infectado.

Rafael disse ainda que os 19 casos confirmados de dengue em Lavras todos os pacientes já estão curados. Segundo ele, as autoridades estão fazendo a parte dela, isso nas três esferas: federal, estadual e municipal, mas é necessário que a população coopere. Rafael disse que existem pessoas que impedem a entrada do agente de saúde em suas casas, segundo ele é importante deixar o agente fazer a vistoria e que também é importante que o proprietário o acompanhe, "ele tem informações fundamentais que o agente precisa saber", disse.

A dengue hoje é um problema nacional, as autoridades estão fazendo o que podem, mas sem o engajamento da população não existe campanha que funcione. Todos devem manter seus quintais limpos e evitar que emposse água em qualquer vasilhas. Uma simples tampinha de refrigerante é suficiente para que o mosquito procrie. A pessoa deve monitorar seu quintal e os quintais dos vizinhos, pois a dengue é problema de todos.

As ruas também devem estar limpas, qualquer embalagem plástica ou metálica que emposse água deve ser recolhida e jogada no lixo. Qualquer poça d'água deve ser esvaziada e quando isso não é possível, jogue água sanitária.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras