Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Meio Ambiente /


Publicada em: 26/03/2013 13:40 - Atualizada em: 26/03/2013 22:34
Coleta seletiva em Lavras será ampliada graças a recursos da Funasa
Funasa entrega caminhão adaptado para a Acamar estender sua coleta seletiva em Lavras

 

Luiz Tadeo Damashi recebendo o caminhão adaptado adquirido com recursos da Funasa, através de José Roberto Custódio, representante da Funasa em Lavras

Siga-nos no Twitter: @jlavras

A Funasa (Fundação Nacional de Saúde) doou a Acamar (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis) de Lavras, uma verba para aquisição de um caminhão para ampliar a coleta seletiva na cidade, que hoje é realizada em 57 bairros. Com o novo veículo este número poderá aumentar para mais doze bairros, isso significa que serão 70 bairros da cidade atendidos pela coleta seletiva.

O caminhão foi adaptado pela empresa Carroceria Heringer, uma metalúrgica de Governador Valadares premiada com o prêmio Qualidade Brasil e que trabalha com a homologação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). A empresa fez a as adaptações de acordo com sugestões da própria Acamar.

Com os recursos da Funasa, a Acamar adquiriu o caminhão adaptado e duas prensas hidráulicas, carrinhos para transportes de fardos e paletes e também uma maquina industrial para fragmentação de documentos sigilosos com capacidade para 500 quilos/hora. A entrega do caminhão foi realizada por José Roberto Custódio, representante da Funasa em Lavras.

Hoje a Acamar coleta aproximadamente 80 toneladas/mês de materiais entre papeis, plásticos, vidros, resíduos eletrônicos e também óleo de cozinha. A coleta destes materiais gera emprego e renda para 26 associados na coleta seletiva e mais 6 associados na Serraria Acamar que coleta madeiras, caixas e paletes das empresas e reaproveita estes materiais na fabricação de moveis populares, casinhas de cachorro, forros e outros produtos de fácil comércio, tudo com preços bem aquecíveis para a população de baixa renda.

Neste mesmo projeto com recursos da Funasa foram adquiridos maquinas industriais (serra circular, lixadeira, tupia e outros), para modernizar a serraria. A Serraria Acamar funciona na rua Comandante Soares Junior, próximo a Matriz de São Sebastião.

Nos últimos anos a concentração de esforços e o profissionalismo na captação de recursos esta dando resultados positivos para Acamar, com isso ganha a sociedade e o meio ambiente. Recentemente a Acamar recebeu dois caminhões doados pelo governo japonês.

O diretor da Acamar, o engenheiro Luiz Tadeo Damashi, disse que a meta da Acamar agora é construir um novo Centro de Triagem, numa área de 6,3 mil metros quadrados, a área se situa no Centro Empresarial, com isso atender todo o município com a coleta seletiva. Quem quiser conhecer o trabalho da Acamar poderá acessar o site: acamar.org.br.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras