Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 20/03/2013 20:59 - Atualizada em: 21/03/2013 10:19
Euterpe Operária se beneficia com projeto do Governo do Estado
A centenária Euterpe Operária foi beneficiada com o projeto "Bandas de Minas" e recebeu instrumentos musicais

José Luiz de Mesquita, o fundador da Euterpe Operária. Herma do professor na praça João Oscar de Pádua. Foto: Jornal de Lavras

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

A Secretaria de Estado de Cultura possui um programa que apóia bandas de música civil através da doação de instrumentos, kits de partituras e promoção de cursos e oficinas de capacitação. Para participarem do programa, as bandas de música precisam se cadastrar e manter a documentação sempre atualizada, condição obrigatória para ela se inscrever no edital Bandas de Minas.

A mais antiga corporação musical de Lavras, a Euterpe Operária, esta semana foi beneficiada com o projeto. O diretor e maestro da Euterpe Operária, Ednaldo Murilo, esteve em Belo Horizonte acompanhado do vice-prefeito Aristides Silva Filho e do presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Possato, para receber, na Cidade Administrativa, os instrumentos que foram doados à centenária Euterpe.

O maestro estava acompanhado também do deputado estadual Fábio Cherem - quem intermediou a ajuda a corporação musical - que ao lado do governador Antônio Anastasia e do vice-governador Alberto Pinto Coelho recebeu os instrumentos.

A história da Euterpe Operária teve início às 15h do dia 2 de setembro de 1910, quando, na redação do jornal "O Operário", sobre a presidência de José Luiz de Mesquita, um grupo de pessoas discutiram a formação de uma corporação musical composta de operários.

Nesta reunião ficou decidido que a nova corporação musical se chamaria "Euterpe Operária" e que seria inaugurada em breve, tão logo fossem adquiridos os instrumentos da antiga "Lyra Lavrense", de propriedade de José Francisco Rosa.

Foi ainda nomeada uma diretoria provisória que ficou assim constituída: diretor, José Luiz de Mesquita; regente, Arnaldino Tertuliano de Souza; secretário, Bernardo de Oliveira Dias; tesoureiro, Francisco Eugênio de Siqueira e procurador, José Goulart Filho.

Estiveram ainda reunidos neste dia, José Honorato, João Corrêa da Silva, Estevam Cunha, José Felippe da Cunha, José Pinto de Almeida e José Ignácio de Araújo. Três semanas depois, no dia 24 de setembro, a banda foi oficialmente fundada. A Euterpe Operária completa este ano, em setembro, 103 anos.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras