Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Meio Ambiente /


Publicada em: 20/03/2013 13:59 - Atualizada em: 20/03/2013 20:59
Dia Mundial da Água será comemorado na sexta-feira
A água é essencial para a vida, sem ela nada sobre a terra existiria, portanto, preservar este bem é fundamental

Carrancas, onde os moradores aprenderam a valorizar seus recursos naturais, exemplo que deve ser seguido por todos. Foto Skyscraper

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Na sexta-feira, dia 22, comemora-se o Dia Mundial da Água, o bem mais precioso para a subsistências dos seres vivos na terra. A Polícia Militar, através da Sexta Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário e em parceria com os órgãos ambientais das três esferas, federal, estadual e municipal, durante toda a semana promoveu ações no intuito de despertar e conscientizar a sociedade sobre este tão importante e vital recurso da natureza.

A Polícia Ambiental distribuiu uma nota alertando as pessoas sobre a água, que é considerada o bem mais precioso da humanidade, pois todos os seres vivos necessitam dela para sobreviver. A água está diretamente relacionada à produção de alimentos na agricultura, à higiene pessoal, para a produção de energia elétrica, que implica diretamente na produção de empregos e, além disso, para matar a sede, sendo que nosso corpo é formado por cerca de 60% desta substância.

Porém este é um recurso finito e vulnerável. Setenta por cento da superfície do planeta é coberta por água, porém quase toda salgada e, portanto, imprópria para o consumo humano. Apenas 2,5% desse total é potável e a maior parte das reservas (cerca de 80%) está concentrada em geleiras nas calotas polares. O Brasil se encontra em posição privilegiada pois possui 12% das reservas de água doce disponíveis no mundo, tendo destaque a Bacia Amazônica que detém grande importância, concentrando 70% desse volume.

Toda a comunidade deve conscientizar da importância da preservação de nascentes e matas ciliares que estão nas margens dos cursos d'água e que tem a função de criar uma barreira natural e proteger de materiais terrosos que chegam com as chuvas (enxurradas) e dificulta o assoreamento do curso d'águas.

Atenção especial deve-se dar ao lixo, que não deve ser jogado nas ruas, ou em locais impróprios, pois com as chuvas, todo este material desloca para o leito dos ribeirões e consequentemente para os rios, causando a poluição das águas com probabilidade de transbordo e enchentes.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras