Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Saúde /


Publicada em: 09/03/2013 21:38 - Atualizada em: 10/03/2013 20:32
Dengue avança em Minas e já matou 15 pessoas; Lavras não tem nenhum caso
Número de notificações cresceu mais de 60% em uma semana; Uberaba é líder no ranking em infectados e em óbitos

Imagem ilustrativa

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

A dengue avança em Minas e não para de crescer desde o ano passado, pelo menos foi o que diagnosticou a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Esta semana o estado pulou para 78.242 mil casos notificados somente este ano. Neste período de uma semana a SES fez 29.522 registros da doença, o que representa um crescimento de 60,59% em relação aos 48.720 divulgados pela própria SES em 28 de fevereiro.

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou também que ocorreram, também neste período, mais três mortes em decorrência da dengue, o que elevou para 15 o número de óbitos causados pela doença só este ano. Uberaba, no Triângulo Mineiro, é a cidade onde registra o maior número de casos: 7.684 casos notificados e 5 óbitos. As outras com mortes confirmadas são Montes Claros, com duas, e Buritizeiro, Ituiutaba, Ipanema, Pirapetinga, Pirapora, São Geraldo do Baixo e São João da Ponte, todas com um caso de óbito.

A Secretaria de Saúde já admite que a situação é crítica em algumas cidades e alerta para a possibilidade de que piore entre o fim de março e início de abril, período em que, historicamente, são registrados picos de transmissão. Em Belo Horizonte, por exemplo, a evolução chegou a 78% de crescimento só numa semana.

Em Lavras não foi registrado nenhum caso de dengue, mas o mosquito existe, como existe vários lugares, para que a doença se alastre basta o mosquito picar uma pessoa doente. O mosquito Aedes aegypti é transmissor e não portador.

As autoridades sanitárias da cidade estão intensificando o combate ao mosquito em locais onde eles são mais frequentes, além disso, a Vigilância Epidemiológica vem desenvolvendo seu trabalho de monitoramento nos bairros e região central da cidade. Porém, nada disso tem valor se a população não cooperar.

Objetos que acumulam água, como pneus, latas, vidros, pratos de vaso de plantas e outros, devem ser esvaziados. Não se pode descuidar e no caso da dengue, o que acontece na casa de seu vizinho é da sua conta sim. Portanto, monitore sua casa e o seu entorno.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras