Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Educação /


Publicada em: 08/03/2013 16:54 - Atualizada em: 09/03/2013 12:21
Creche Irmã Benigna é reinaugurada depois que permaneceu fechada por um ano
Reinaugurado esta semana, após um ano de seu fechamento, o CMEI Irmã Benigna, que vai irá atender cerca de 130 crianças

CMEI Irmã Benigna foi reinaugurado esta semana em Lavras

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) "Irmã Benigna", que estava fechado há um ano, foi reinaugurado na quarta-feira, dia 6, pelo prefeito Marcos Cherem, pela secretária Municipal de Educação Cláudia das Neves Vieira Lopes Carvalho, pela coordenadora dos CMEIs, Áurea Costa Maia Carvalho, pelo presidente da Câmara, vereador Marcos Possato e pela diretora do Lar Augusto Silva, Irmã Branca.

Desde 2011 que aquela creche escola estava desativada, deixando de atender mais de uma centena de crianças. Com a reinauguração, aquele educandário vai atender cerca de 130 crianças de 2 a 4 anos, que terão a atenção em tempo integral. As crianças serão acompanhadas por uma equipe de 21 profissionais.

Em seu pronunciamento, o prefeito Marcos Cherem disse que a meta de seu governo é zerar o déficit no número de vagas em creches no município até o final de 2014. "Hoje estamos reativando o CMEI Irmã Benigna, num grande esforço da administração municipal e da própria Secretaria de Educação. Serão 130 crianças atendidas em tempo integral com a estrutura necessária para as equipes trabalharem. Temos uma defasagem em torno de 300 vagas na rede municipal que vamos zerar até 2014. É o nosso compromisso", disse.

Segundo a Secretária de Educação, Cláudia das Neves, com a reabertura do CMEI Irmã Benigna, o município passa a contar com 12 centros educacionais em funcionamento. "Estamos trabalhando para cumprir a Lei de Diretrizes da Educação Básica da Educação Nacional (LDB), que prevê o atendimento prioritário de crianças de zero a três anos matriculados em creches. Ainda em 2013 estaremos inaugurando o CMEI do Vale do Sol, com outras 130 vagas. Isso traz tranquilidade para os pais ou responsáveis que podem assim trabalhar sabendo que seus filhos estão sendo bem atendidos. Esse é o papel do poder público", afirmou Cláudia.

De acordo com a coordenadora dos CMEIs no Município, Áurea Costa, o modelo de atendimento realizado hoje junto às crianças entre seis meses a quatro anos na rede pública mudou, substituindo a enfoque assistencialista de cuidar, alimentar e higienizar das antigas creches pelo trabalho de iniciação dessas crianças na vida escolar. "Hoje a proposta é cuidar e educar, trabalhando essas crianças nas primeiras etapas de sua formação educacional, fortalecendo a base, preparando-as para o ensino regular que se inicia a partir dos seis anos de idade na rede pública. É muito mais do que simplesmente cuidar dessas crianças. É um trabalho de integração com a escola regular", explicou Áurea Costa.

A estrutura reinaugurada possui cinco salas, pátio de convivência, cantina e refeitório, além de uma área verde do próprio Asilo, que poderá ser utilizada para atividades com as crianças. "Temos uma ótima estrutura e uma equipe de profissionais formada por coordenadores, professores, secretária, cantineiras e pessoal de serviços gerais. Cada turma terá acompanhamento de três profissionais. Isso possibilita que as turmas nunca tenham menos de duas profissionais no atendimento em cada sala. Já tínhamos uma demanda de crianças desta região da cidade e que agora passam a ser amparadas.", disse a coordenadora do CMEI Irmã Benigna, Sandra Silva Vilela.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras