Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 28/02/2013 22:59 - Atualizada em: 01/03/2013 09:49
Segunda Igreja Presbiteriana de Lavras está completando 50 anos
Há 50 anos era organizada a Segunda Igreja Presbiteriana de Lavras, na Zona Norte

Templo da 2ª Igreja Presbiteriana de Lavras. Foto: Jornal de Lavras

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

A influência do presbiterianismo em Lavras data de 1887, quando  a região era visitada sistematicamente pelo reverendo Eduardo Carlos Pereira, da cidade de Campanha, ganhando força em 1892, com a chegada de Samuel Rhea Gammon e George W. Chamberlain.

No século XIX Lavras era uma das poucas cidades brasileiras a possuir um templo presbiteriano, no dia 9 de julho de 1899 foi consagrado o templo da Igreja Presbiteriana, edificada na praça Municipal, sob a direção do reverendo Samuel Rhea Gammon, mas foi no dia 14 de outubro de 1911 que se organizou a Primeira Igreja Presbiteriana de Lavras. A Primeira Igreja Presbiteriana estará completando este ano, em outubro, 102 anos.

O número de presbiterianos cresceu e, no dia 10 de março de 1963, foi organizada na Zona Norte da cidade, a "Segunda Igreja Presbiteriana de Lavras", que funciona atualmente na avenida Vaz Monteiro, onde congrega um grande número de fiéis. A Segunda Igreja estará completando no domingo, dia 10 de março, 50 anos. Há meio século aquele templo religioso vem proclamando o Evangelho.

Os membros daquela igreja estão planejando fazer um memorial, o Memorial da Segunda Igreja Presbiteriana de Lavras, para isso, estão recolhendo documentos, fotografias ou qualquer outro fragmento da história daquela igreja. Se você tem alguma peça - fotográfica ou documental – que possa ser doado para a igreja, procure o presbítero Paulo Amaral.

Se você conhece alguma história interessante sobre aquela igreja ou dos presbíteros que a organizaram, grave seu depoimento em CD e entregue para a igreja, para que possa ser formado naquele templo um mini museu da imagem e do som da Segunda Igreja Presbiteriana.

Você é também convidado a participar das comemorações do jubileu de ouro daquela igreja, que serão comemorados nos próximos domingos, sempre às 19h e, no dia 17 de março, estará presente naquele templo o reverendo Roberto Brasileiro, pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil e presidente do Supremo Concílio desde 2002.

Uma das grandes contribuições da Igreja Presbiteriana para Lavras foi documentada no dia 12 de março de 1964, quando foi  firmado no Rio de Janeiro, o documento mediante o qual a Igreja Presbiteriana do Brasil transferia ao Governo Federal, através do Ministério da Educação e Cultura, todos os bens móveis e imóveis que constituíam o patrimônio da Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), hoje Universidade Federal de Lavras (Ufla). O ato foi uma decorrência da lei número 4.307, de 23 de dezembro de 1963, que federalizou a ESAL. A federalização foi iniciada pelo então Primeiro Ministro Tancredo de Almeida Neves, que ocupou o cargo desetembro de 1961 até junho de 1962

Se temos hoje uma das melhores universidades do Brasil e da América Latina em Lavras, isso se deve a Igreja Presbiteriana Brasileira.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras