Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Meio Ambiente /


Publicada em: 28/02/2013 10:31 - Atualizada em: 28/02/2013 15:58
Polícia Ambiental e Rodoviária realiza reuniões para decisões integradas e participativas
Reuniões foram realizadas na sede da 6ª Cia PM Ind Mat visando atuação mais eficaz nas demandas ambientais

Major PM Ageu e Fausto Costa, presidente do CBH Furnas

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Para uma atuação mais eficaz nas muitas demandas de meio ambiente e trânsito rodoviário  a  Sexta Companhia de Meio Ambiente e Trânsito (6ª Cia PM Ind MAT) realiza reuniões para soluções de forma integrada e participativa.

No dia 22 de Fevereiro, na parte da manhã foi realizado na Ecolândia, sede da 6ª Cia PM Ind MAT, a reunião ordinária do CBH Furnas (Comitê  da Bacia Hidrográfica do entorno do Lago de Furnas) que é composto de 52 municípios e tem por finalidade promover, no âmbito da gestão dos recursos hídricos, a viabilização técnica e econômico-financeira de programas de investimento e consolidação de políticas de estruturação urbana e regional, bem como promover  o desenvolvimento sustentável da Bacia Hidrográfica no Entorno do Lago de Furnas.

Na reunião, estiveram presentes o Comandante da 6ª Cia PM Ind MAT, Maj PM Ageu Evangelista Ferreira, Bergson Cardoso Guimarães, Promotor de justiça e Coordenador das Promotorias do Meio Ambiente da Bacia do Rio Grande, o Professor Alexandre Augusto Moreira Santos da Universidade Federal de Itajubá e o presidente do CBH Furnas, Fausto Costa.

Na reunião ocorreu a eleição da nova composição do comitê sendo:  representantes do Poder Público Estadual, municipal, usuários e sociedade civil. A 6ª Cia PM Ind MAT foi eleita tendo como representante o seu Comandante o  Major Ageu Evangelista Ferreira.

Bergson Guimarães na sua palestra destacou a importância dos trabalhos, a dependência das muitas atividades com a água, a necessidade de buscar recursos para sobrevivência do comitê, aspectos relacionados a sustentabilidade, políticas públicas e sobre o novo Código Florestal. Já o professor Alexandre parlamentou sobre os prejuízos econômicos e ambientais causados pelo rebaixamento do Lago. 

A criação de uma política de compensação pelas perdas causadas pelo rebaixamento do lago foi lançada durante a reunião, pois, de acordo com Fausto Costa, os comerciantes locais não podem ficar prejudicados financeiramente já que o lago possui em torno de 3.500 km de extensão, sendo fonte de renda à diversas famílias e comércios da região.

No mesmo dia 22 de fevereiro, no período da tarde, foi realizada uma reunião com os participantes do "Projeto Transitolândia". Dos muitos assuntos tratados destaca-se o balanço dos trabalhos de 2012, análise dos cursos e treinamentos, atividades de educação para o trânsito realizadas  e o sucesso das publicações que ocorreram. Também foi discutido as visitas das Escolas na Transitolândia e acertos do cronograma.  

No dia 25 de fevereiro, na sede da 6ª Cia PM Ind MAT, o Major Ageu reuniu com a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Andréia Campmany Vieira. A reunião foi muito proveitosa sendo tratados assuntos sobre fiscalizações, educação ambiental, funcionamento do CODEMA, providências no lixão do município e construção do aterro controlado, aspectos relacionados ao licenciamento ambiental municipal, eventos que serão realizados em 2013, tais como dia da água, dia mundial do meio ambiente, semana florestal e outros.

Em todas as reuniões o Major Ageu destacou a importância de fortalecer as parcerias, buscando mais e mais a integração com os atores envolvidos e participação de todos, especialmente da sociedade, para melhorar os trabalhos de prevenção e a solucionar os muitos problemas de meio ambiente e trânsito.

Clique nas miniaturas para ver a fotos em tamanho real:

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras