Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 03/09/2010 16:08 - Atualizada em: 04/09/2010 01:08
MG tem os índices mais baixos de criminalidade da região Sudeste
A violência em Minas Gerais vem caindo e o Estado, na região Sudeste, que compreende Rio, São Paulo, Minas e Espírito Santo, tem o menor índice.

     

        Ilustração

 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, na quarta-feira, dia primeiro, dados que revelam os baixos índices de criminalidade em Minas Gerais. O Estado, segundo o IBGE, está abaixo da média nacional de homicídios. Minas é o 19º colocado entre todos os 26 estados do país e o Distrito Federal.

Os Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS) deste ano apresentam o coeficiente nacional, que foi de 25,4, enquanto Minas Gerais registrou 20,9 a cada 100 mil habitantes. Dentro deste coeficiente, 38,2 das vítimas são homens e 4,0 mulheres. Minas é o 2º estado na Região Sudeste com menor número de homicídios.

Os dados foram obtidos com o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, e revelam que o número de assassinatos de homens é, em média, 10 vezes maior do que o de mulheres. Na Região Sudeste, o Espírito Santo é o estado mais violento com 53,3, seguido pelo Rio de Janeiro, com 41,5. São Paulo registrou o menor coeficiente de 2007 do Sudeste brasileiro: 15,4.

Minas Gerais está atrás dos estados de Roraima, Amazonas, Rondônia, Pará, Amapá, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.

O IDS 2010 também considerou as mortes provocadas por acidentes de trânsito. Em Minas Gerais, foram 19,6 para cada 100 mil habitantes. Em comparação com os outros estados da região, Minas Gerais fica atrás apenas do Espírito Santo (29,9). O Rio de Janeiro registrou menor coeficiente (17,2) e São Paulo 18,8.

O coeficiente de Minas foi 2% maior do que o da Região Sudeste (19,2). Quanto ao sexo, dentre as 19,6 mortes por acidentes de trânsito em Minas Gerais, 32,6 das vítimas são homens e 6,8 são mulheres.

A pesquisa incluiu acidentes aquáticos, terrestres, aéreos e as pessoas traumatizadas em acidentes de transporte, como os pedestres e passageiros de veículos. Os números de homicídios e de mortes em acidentes foram obtidos junto às secretarias estaduais de saúde, por meio das declarações de óbito, e  processados pelo Ministério da Saúde através da Secretaria de Vigilância em Saúde, Divisão de Análise em Situação de Saúde, disponíveis no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), informou o IBGE.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras