Foto ilustrativa
As pilhas e baterias nos proporcionam conforto enquanto estão em pleno funcionamento, porém, quando descarregadas temos de substituí-las. Isso, porém, nos trás uma preocupação: o que fazer com esse material? Jogá-lo no lixo vai acarretar um problema ambiental de grandes proporções, como a contaminação do lençol freático.
Agora em Lavras foi implantado um posto de coleta adequada a esse tipo de material, facilitando também o seu descarte pela população. Os Correios disponibilizam em sua rede de atendimento em Minas Gerais coletores para o recebimento de pilhas e baterias que estão fora de uso. Trata-se do programa Cata-Pilhas.
A iniciativa, que integra a política de responsabilidade socioambiental da empresa, acaba de expandir seu alcance para mais 53 agências no Estado. A partir de agora, há coletores em 253 unidades dos Correios nas mais diversas regiões de Minas. Em Lavras o coletor de pilhas e baterias usadas fica na agência da rua Francisco Salles.
Os Correios são responsáveis pela coleta, armazenamento e transporte das pilhas e baterias, ficando a reciclagem de todo o material recolhido a cargo de empresa especializada. Pilhas e baterias são classificadas como resíduos perigosos, já que muitos dos metais presentes em sua composição, como o chumbo, cádmio e mercúrio, materiais que podem ser liberados caso sejam incineradas ou descartadas inadequadamente em lixo domiciliar causam danos à saúde e ao meio ambiente.