Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Economia /


Publicada em: 24/01/2013 20:16 - Atualizada em: 25/01/2013 09:46
Conta de luz dos lavrenses vão ficar 18,14% mais barata a partir de hoje
A redução da conta de luz passa a valer a partir de hoje, mas o consumidor só perceberá na conta de fevereiro

Foto ilustrativa de uma estação de distribuição de energia elétrica. Foto extraída do geografia-ensinareaprender.blogspor.com

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

A conta de luz dos lavrenses vai baratear 18,14% a partir de fevereiro, hoje a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou o percentual de desconto de cada concessionária de energia elétrica do Brasil, a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) terá um percentual de desconto de 18,14%. O maior desconto foi de 25,94% para os consumidores da UHENPAL (Usina Hidrelétrica Nova Palma), em Tocantins.

A diferença entre os descontos de cada distribuidora, segundo a Aneel, se deve à quantidade de encargos e subsídios que cada um embutia nas contas de luz. Esses custos, agora serão cobertos pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que será bancada em sua maior parte pelo Tesouro Nacional. Em nota, a Aneel informou que "cada empresa pratica uma tarifa diferente - em função das peculiaridades de cada concessão".

O desconto já está valendo desde hoje, quinta-feira, mas o consumidor só vai sentir na conta de fevereiro. A Aneel esclareceu também que as datas de leitura dos medidores de energia, os "relógios", como são chamados, são distribuídas ao longo do mês: por isso, a redução do preço da energia elétrica só deve ser percebida integralmente pelo consumidor após um ciclo completo de cobrança com as novas tarifas. Ou seja, no primeiro mês de vigência das novas tarifas, dependendo da data de vencimento da conta, parte do consumo utilizará a tarifa antiga e outra parte a nova tarifa, reduzida.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras