Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Desenvolvimento /


Publicada em: 10/01/2013 06:28 - Atualizada em: 10/01/2013 13:13
Prédio da estação de Lavras completa 99 anos nesta sexta-feira
Prédio da estação de Lavras chega aos 99 anos depredado e abandonado, como todo patrimônio da antiga Rede Ferroviária em todo o Brasil.

Arquitetura original do prédio da estação, um projeto do arquiteto Américo Paiva, inaugurado no dia 11 de janeiro de 1914

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Amanhã, sexta-feira, dia 11, será comemorado 99 anos que o prédio da estação ferroviária da praça José Esteves foi inaugurado. Comemorado não seria bem a palavra, mas lembrado, isso porque o prédio original já não existe mais, ele foi reformado na década de 70 e foi completamente modificado e descaracterizado.

Pior ainda é que prédio da estação ferroviária está completamente abandonado, como todo o patrimônio da extinta Rede Ferroviária Federal em todo o país. Além de abandonado, o prédio já foi saqueado e depredado. Portas foram arrancadas, janelas quebradas, lavatórios e vasos sanitários completamente destruídos.

Hoje a estação ferroviária pertence a Prefeitura de Lavras, ele foi cedido ao município no início do ano passado. Uma grande rede de supermercados da cidade tinha um projeto de reformá-lo em troca da concessão de um terreno para a construção de uma loja da rede na Zona Norte, porém, o projeto não foi para frente.

Recentemente a prefeitura realizou uma limpeza no interior do prédio, foram tirados três caminhões de lixo do interior da estrutura física. Na semana passada uma equipe da Secretaria Municipal de Cultura visitou o prédio e fez um registro fotográfico. Existe a intenção de reformá-lo, a reforma faz parte de um projeto de revitalização da praça.

Se o prédio for reformado para abrigar algum setor da administração municipal, o ideal seria que fosse mais próxima da arquitetura original da edificação. O projeto arquitetônico do antigo prédio é de autoria do engenheiro Américo Paiva. Sua inauguração, em 1914, contou com as presenças do diretor da Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM), Dr. Augusto Pestana, do diretor de tráfego, Dr. Cândido Mariano e autoridades da Lavras e região.

A estação foi da Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM), depois Viação Férrea Centro Oeste VFCO), mais tarde Rede Mineira de Viação (RMV), e ainda Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima RFFSA).

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras