Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Notícias /


Publicada em: 26/12/2012 12:13 - Atualizada em: 26/12/2012 19:57
Mega empreendimento urbanístico está sendo construído em Lavras - veja imagens
A nova cidade, que já teve início a partir de uma obra âncora, é uma construção que poderá acolher mais de 52 mil habitantes.

Imagem 3D de parte do empreendimento

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Um dos maiores projetos urbanísticos do Sul de Minas teve início em Lavras, é a construção de um grande complexo denominado "Cidade da Serra", um empreendimento para poder acolher 52 mil habitantes, numa área de 726 milhões de metros quadrados, divididos em áreas residenciais, comerciais, institucionais e uma extensa área verde e de preservação.

O complexo parte de um eixo central, uma grande avenida que já está sendo construída, com rotatórias, e que ligará o Condomínio Monserrat ao Condomínio Reserva Camuá. O eixo será inaugurado em fevereiro ou março, quando será lançado oficialmente o complexo da Cidade da Serra.

A área do setor comercial tem previsão de construção de Shopping Center, hospitais, edifícios comerciais, hotéis, restaurantes, postos de combustíveis, setor bancário e toda a infraestrutura para atender uma cidade de 52 mil habitantes. Mas o que a empresa idealizadora e construtora o complexo - a PEMI Empreendimentos Imobiliários - destaca, é a fluidez do trânsito planejado e as áreas de estacionamento, além da comodidade e qualidade de vida para os moradores.

O adensamento da região será através da comercialização de áreas residenciais, que em breve será lançada. A empresa responsável pela construção da nova cidade baseou-se em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), além de outros índices, cujas previsões são de forte crescimento populacional nos próximos anos, graças a uma série de fatores, um dos quais é a Universidade Federal de Lavras (Ufla), que muito contribuiu e ainda contribui para o desenvolvimento de Lavras.

Os dados divulgados pelo IBGE  relativos ao Censo 2010 contabilizaram a população urbana e rural de Lavras e trouxeram uma importante revelação: Lavras teve um crescimento de 17,06% em relação ao Censo de 2000,  o que representa um crescimento muito grande em relação a outras cidades da região, tornando-a a segunda cidade que mais cresceu, ficando atrás apenas de Pouso Alegre, que em dez anos teve uma taxa de crescimento de 22,29%.

Nesse intervalo, Lavras cresceu mais que a cidade de Varginha, que nesse mesmo período cresceu 12,96%. Em 2000, Varginha tinha uma população de 108.998 mil e passou este ano para 123.120 mil habitantes. Poços de Caldas, a maior cidade do Sul de Minas, ficou com a quarta colocação: cresceu 12,43%, passando de 135,627 mil para 152.496 mil habitantes. Na quinta colocação entre as cinco maiores cidades do Sul de Minas ficou Passos, que teve uma taxa de crescimento que não atingiu dois dígitos: 9,35%. Naquela cidade a população em 2000 era de 97.211 mil e passou em dez anos para 106.303 mil habitantes.

Tanto crescimento já tem causado impactos em Lavras. Quem vive na cidade há mais tempo reclama, entre outros problemas, da superlotação de serviços públicos, de engarrafamentos e falhas no sistema de transporte. O trânsito na região central da cidade vive complicado, e em meio a dificuldade que os motoristas enfrentam para achar lugar para estacionar, às vezes ocorrem situações inusitadas, como motocicletas na área de automóveis, comerciantes que colocam obstáculos para garantir a vaga para si, além de outros fatores que justificam as reclamações.

A construção da nova cidade, o Cidade da Serra, será um marco para o desenvolvimento moderno de Lavras, que exige ruas e avenidas largas, áreas verdes, de lazer, ruas e passeios que priorizam o pedestre e não os automóveis, como acontece hoje na mancha urbana.

Tanto investimento da iniciativa privada requer uma contrapartida do poder público. Pensando assim, o empresário Péricles Pereira, da PEMI Empreendimentos, pediu o apoio do deputado federal majoritário em Lavras, Reginaldo Lopes (PT), para a viabilização da construção de um elevado sobre a BR-265, para facilitar o acesso ao complexo Cidade da Serra.

O empresário justificou seu pedido, dizendo: "Numa obra desta envergadura o apoio político federal tão importante vai nos ajudar muito a estruturar o acesso pela rodovia que vai beneficiar uma cidade inteira".

Recentemente, o assessor parlamentar e representante do deputado Reginaldo Lopes em Lavras, Izaías Mendonça Rezende, conheceu o canteiro de obras da nova cidade. Ele foi recebido pelo empresário Péricles Pereira e seu filho, o diretor comercial da PEMI, Felipe Lasmar Pereira. Eles mostraram ao assessor parlamentar do Reginaldo Lopes o projeto e visitaram o eixo central, que já está sendo construído. Izaías disse que ficou impressionado com o que viu e disse também que seguramente o deputado Reinaldo Lopes não medirá esforços para interceder junto ao Governo Federal para viabilizar a obra.

Uma visita do empresário ao gabinete de Lopes foi agendada e o parlamentar deverá vir a Lavras para conhecer a obra idealizada pelo empresário Péricles Pereira, que tem como bagagem 40 anos de atuação no ramo imobiliário. "Nesse período fomos responsáveis pela urbanização de cerca de 40% da cidade. Agora estamos iniciando o nosso grande sonho: a Cidade da Serra, que será um orgulho para nossa população e todo o Sul de Minas, o que fará de Lavras uma cidade modelo para todo o país", disse Péricles.

O assessor parlamentar e representante do deputado Reginaldo Lopes em Lavras, Izaías Mendonça Rezende, conheceu o canteiro de obras da nova cidade. Ele foi recebido pelo empresário Péricles Pereira e seu filho, o diretor comercial da PEMI, Felipe Lasmar Pereira

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras