Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Meio Ambiente /


Publicada em: 25/12/2012 22:37 - Atualizada em: 26/12/2012 10:22
Mapa do Descarte de Lavras está sendo distribuído na cidade
O lavrense agora tem informações corretas de como descartar seus inservíveis, a cidade agora conta com o Mapa do Descarte.

Helio Haddad foi o vereador responsável pela lei municipal que criou o Mapa do Descarte em Lavras

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Ainda são poucos os políticos que se interessam ou se preocupam com o meio ambiente. Em Lavras, na Câmara Municipal, apenas três vereadores militaram em defesa do meio ambiente: o ex-vereador Décio Rafael Ribeiro, já falecido, o também ex-vereador e advogado Iraci Cândido, e mais recentemente, o vereador Hélio Haddad.

Este último foi responsável por uma lei municipal que foi sancionada pela prefeita Jussara Menicucci em novembro deste ano, a lei que criou o Mapa do Descarte. O mapa é para ser amplamente divulgado nas escolas e lugares muito frequentados para que todos tomem conhecimento dos pontos onde descartar os inservíveis.

O Mapa do Descarte de Lavras traz informações sobre todos os pontos onde se devem deixar os recicláveis, como pilhas, por exemplo, que podem ser entregues na agência dos Correios, da rua Raul Soares; na Drogaria São Paulo, na rua Francisco Salles; ou então, no lixo reciclado que é recolhido pela Acamar (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis).

Óleo de cozinha em Lavras é recolhido pela Universidade Federal de Lavras (Ufla), onde é transformado em biodiesel. O óleo de cozinha pode ser entregue também a Acamar. Vidros, metais, plásticos e papéis também são recolhidos pela Acamar.

Pneus, segundo o Mapa do Descarte, devem ser entregues no Ecoponto, às margens da BR-265, depois eles são recolhidos pela Associação Nacional da Indústria Pneumática (Anip).

Eletrônicos são entregues no Centro de Vocação Tecnológica (CVT), ou então podem ser recolhidos pelo caminhão da coleta seletiva. As embalagens de agrotóxicos podem ser entregues nas lojas onde foram adquiridas, onde darão a destinação correta: às empresas recicladoras que as transformarão em pás plásticas, carrinhos de transportar materiais de construção e outros produtos plásticos de alta resistência.

Lavras é uma das poucas cidades brasileiras que possui postos de coletas seletivas de diversos produtos inservíveis. Recentemente foram criados também postos de coletas de medicamentos vencidos ou fracionados. O lixo hospitalar também tem uma destinação correta na cidade, uma empresa reconhecida em todo o Brasil, a Pró-Ambiental.

Grande parte da população lavrense participa ativamente da reciclagem, os bairros da cidade são servidos de coleta seletiva: caminhões preparados para recolher estes produtos passam semanalmente em diversos pontos da mancha urbana recolhendo os inservíveis, que se fossem descartados no lixo, provocariam danos ao meio ambiente.

Apenas para registro, o Mapa do Descarte, um folheto ricamente ilustrado e colorido, foi impresso pela AMIRH (Associação Materno-Infantil Rosa Haddad), Ecos Ultrassonografia, Clínica Hélio Haddad e Acamar. A publicação teve o apoio da Universidade Federal de Lavras, da Fertili Ginecologia e Obstetrícia, da Mastoclínica e da Gráfica Novo Horizonte.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras