Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Educação /


Publicada em: 10/12/2012 10:29 - Atualizada em: 10/12/2012 15:32
Alunos de escola de Lavras interagem com as obras de escritores consagrados
Projeto de retextualização estimula a criatividade dos alunos e incentiva a leitura

O resultado do trabalho foi apresentado através de uma exposição intitulada "Café com Poesia e Prosa"

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

A escola estadual "Cristiano de Souza" realizou durante o segundo semestre, um projeto e leitura diferente: os alunos do sexto e nono ano participaram de uma atividade de leitura e produção de texto através da retextualização, ou seja, os alunos contemplam o texto original e depois reescrevem a história.

O interessante foi que o trabalho de retextualização, além das mudanças características que o texto sofre, é que os alunos modificaram o gênero textual do original e transformaram o que eles haviam escrito para história em quadrinhos.

Todo este trabalho foi possível graças a uma parceria estabelecida entre a escola com o grupo de Letras do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docentes), da Universidade Federal de Lavras (Ufla).

O projeto foi denominado de "A vida entre textos" e foi coordenado pela professora Amanda Jackeline dos Santos Silva, que é a supervisora do Pibid/Letras naquela escola. Ela contou com o apoio dos bolsistas Apânia Souza, Cristelayne Roque, Danielle Silva, Karina Nogueira, Túlio Vieira e Sandra Oliveira e também das professoras Helena Ferreira  e Mauriceia Vieira, ambas do curso de Letras da Ufla.

Foram realizadas atividades de retextualização nas fábulas de Monteiro Lobato e crônicas do escritor gaúcho Luís Fernando Veríssimo em histórias em quadrinhos, eles ainda reescreveram poemas de Cecília Meirelles.

O resultado deste trabalho foi apresentado através de uma exposição intitulada "Café com Poesia e Prosa", na quinta-feira, dia 6, no auditório da escola.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras