Foto divulgação: Leo Tavares
O Enduro da Independência é considera a mais conhecida competição de regularidade do motociclismo nacional. A primeira competição foi no dia 5 de setembro de 1983, por iniciativa de um diretor de televisão da Rede Globo. A idéia era refazer o caminho por onde Dom Pedro II passou, saindo do Rio de Janeiro para Minas Gerais.
Hoje, em sua 28ª edição, o Enduro da Independência promete, segundo seus organizadores, atrair ainda mais público e unir a comunidade e os participantes em cinco dias, com passagens por cinco cidades mineiras, sendo uma delas a cidade de Lavras. A largada será no dia 3 de setembro, sexta-feira, com chegada marcada para o dia 7, data em que se comemora a Independência do Brasil.
A largada promocional será no dia 3, em Pouso alegre, no Sul de Minas; no sábado, dia 4, a festa dos pilotos mais ousados do Brasil será em Lavras, com abertura de stands, teste drive e recreação infantil; também haverá show de Wheeling de manobras radicais.
No dia 5, domingo, os aventureiros partem para São João del-Rei às 7h. De são João, os pilotos partem para mais um trajeto até a cidade de Mariana, depois, rumo a Betim, com chegada prevista para às 12h. Nesta cidade serão entregues as premiações, concedidas entrevistas para a televisão e realizado show com Wilson Sideral.
Cerca de 60% do percurso, o que corresponde a mil quilômetros, serão percorridos por trilhas e estradas abandonadas da região do circuito da Estrada Real. O evento movimenta cerca de R$ 2 milhões sendo que, 70% deste valor, fica na economia das cidades por onde o Enduro passa, aquecendo o comércio, o setor de serviços e a rede hoteleira local.
O Enduro da Independência 2010 é dividido em nove categorias: Máster (Pilotos Profissionais e semi profissionais), Sênior, Over 50, Over 40, Júnior, Feminino e Novato, Duplas Graduadas e Dupla Novatos. Algumas categorias, como a feminina, são exclusivas desta competição.