Presídio Estadual de Lavras
Se o impasse sobre a construção do prédio da Câmara está tendo repercussão, a retirada do presídio da mancha urbana de Lavras não perde em importância. Esta semana o assunto ganhou as ruas de Lavras e muita gente quer saber mais detalhes sobre a obra. O delegado regional Cléber Pevidor disse que não se trata da construção de um presídio em Lavras, mas da transferência do existente para uma área fora do perímetro urbano e com espaço para abrigar os detentos que aguardam os mandados a serem cumpridos.
O vereador Hélio Haddad, na reunião da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira, dia 23, defendeu a construção de um novo prédio, já que o existente é pequeno e não mais comporta o número de detentos. Haddad, a exemplo do delegado regional, lembrou que não se trata da construção de um presídio em Lavras, mas da mudança. "O presídio existe e está localizado numa área residencial e a proposta agora é transferir os presos para um prédio que ofereça um pouco mais de conforto e chances de recuperação para aqueles que estão cumprindo pena", disse o vereador.
O vereador Marcos Cherem, que não participou da última reunião da Câmara, é contrário a construção do prédio; para ele, a população teria que ser consultada antes e propõe um plebiscito.
Na próxima segunda-feira, dia 30, haverá uma reunião na Câmara Municipal com todas as autoridades da área de segurança pública para esclarecer à sociedade sobre a construção ou não do novo prédio do presídio.