Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Cultura /


Publicada em: 18/11/2012 17:54 - Atualizada em: 19/11/2012 06:41
Começa na terça-feira a Semana da Consciência Negra em Lavras
Missa afro, debate sobre a inclusão do negro na sociedade e condecorações farão parte da Semana da Consciência Negra em Lavras.

Imagem ilustrativa extraída do site Nova Cidade

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Eles são presença marcante na sociedade lavrense, mas as vezes não tem o espaço e nem o reconhecimento que deveriam ter, por isso existe o Conselho Municipal de Políticas de Igualdade Racial (CMPIR) para defender os interesses e cobrar das autoridades o espaço.

Diversas atividades políticas são desenvolvidas no decorrer do ano em Lavras, mas uma em especial chama mais a atenção, o Dia da Consciência Negra, o "Dia de Zumbi dos Palmares", que ganhou popularidade através da Consnel (Consciência Negra Lavrense), que durante anos lutou e defendeu a causa.

A Consnel em parceria com o Instituto Cultural Brasil Estados Unidos, na década de 80, promoveu o primeiro mês da Cultural Afro-Brasileira em Lavras, dentre as atividades realizadas na época, uma delas foi a cobrança da denominação de uma rua que lembrasse a luta dos negros, foi quando a Câmara Municipal denominou uma das ruas do bairro Jardim Fabiana de "20 de Novembro", o Dia da Consciência Negra.

O projeto de lei foi aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo então prefeito João Batista Soares da Silva, que na época se mostrou bastante empolgado com a iniciativa.

Na administração da prefeita Jussara Menicucci foi criado o Conselho Municipal de Políticas de Igualdade Racial e é exatamente ele que estará promovendo em Lavras a partir do dia 20, Dia de Zumbi dos Palmares, a Semana da Consciência Negra, com  extensa programação, que envolve desde entrega de comendas até debates.

No dia 20, terça-feira, às 19h30, no auditório da escola municipal "Doutora Dâmina", será realizada a cerimônia de entrega da premiação do concurso "Negro a Verdadeira História que o Brasil não Conta". Também neste dia será realizada a cerimônia de entrega do Mérito "Professor José Luiz de Mesquita", a expressão maior da raça negra em Lavras e na região.

Na quarta-feira, dia 21, das 13h às 17h, também no auditório da escola municipal "Doutora Dâmina", estará sendo realizado o Fórum Permanente de Educação, Diversidade e Inclusão, que abordará o tema: "Lei número 11.645: Avanços, Limites e Desafios".

O debate será em torno da lei que se refere aos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir de dois grupos étnicos, o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.

Para encerrar a programação da Semana da Consciência Negra, será celebrada na matriz de Nossa Senhora Aparecida, na quinta-feira, dia 22, às 19h, uma Missa Afro, uma missa que mescla o catolicismo com os cultos afro brasileiros, uma "missa aculturada".

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras