Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Saúde /


Publicada em: 13/11/2012 09:48 - Atualizada em: 14/11/2012 15:44
Dia do Doador de Sangue em Lavras foi antecipado
Dados do Ministério da Saúde indicam que apenas 1,9% dos brasileiros doa sangue regularmente.

Bolsas de sangue, fundamental para a vida de quem necessita. Foto: Free Digital Photos

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

O governo federal instituiu a última semana de novembro como a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A iniciativa coube ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Também foi instituído o Dia do Doador de Sangue e a data escolhida foi o dia 25.

O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é celebrado em 25 de novembro e, na última semana desse mês, os principais serviços de coleta de sangue sempre realizam atividades para aumentar o número de doações, para reforçar o estoque, já que em dezembro e janeiro é o período em que há diminuição do número de doadores por causa das férias e festas.

Cirurgias de alta complexidade, que demandam ampla reposição de sangue, e tratamentos de radio ou quimioterapia, que podem afetar a produção do líquido, são situações comuns no cotidiano de um hospital e exigem que os Bancos de Sangue sejam constantemente abastecidos para suprir as necessidades dos pacientes; no período de férias escolares os estoques diminuem consideravelmente.

Paralelamente a diminuição de doadores, ao mesmo tempo, este período é quando há um aumento no número de acidentes, elevando a demanda por sangue. O Ministério da Saúde realiza até o dia 20 de dezembro, uma campanha de massa para conscientizar a população sobre a importância do ato de doar sangue.

Em Lavras este ano, a coleta do Dia do Doador de Sangue será antecipado para o dia 22, quinta-feira, visto que o dia instituído - 25 de novembro - cairá num domingo. No dia 22, o Posto de Coleta da Fundação Hemominas, que funciona na Unidade Regional de Pronto Atendimento (Urpa), estará aberto coletando sangue das 8h30 até às 12h.

Os voluntários que fizerem a doação vão participar de um coffe break e receberão uma camiseta da Fundação Hemominas. Para doar é simples, basta agendar a doação através do telefone (35) 3821-8971.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras