Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Meio Ambiente /


Publicada em: 06/11/2012 07:25 - Atualizada em: 06/11/2012 13:10
Temporada chuvosa está começando e Defesa Civil de Lavras está em constante alerta
"A Defesa Civil de Lavras está atenta e monitorando as áreas de risco", explicou o coordenador do órgão no município.

Antônio Caetano, coordenador da Defesa Civil em Lavras. Foto: Jornal de Lavras

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

As previsões de chuva para este ano em Minas Gerais são preocupantes, porque o período de chuva intensa ainda não começou, porém, em Minas Gerais, nove pessoas já perderam a vida. Dessas mortes, uma foi próxima a Lavras, na cidade de São Tomé das Letras, quando um temporal desabou sobre um acampamento de jovens que participavam da festa "Mundo Imaginário", no dia 12 de outubro, de repente um raio colocou fim a vida de um jovem do Rio de Janeiro.

Em pouco mais de dois meses, das nove mortes já contabilizadas em Minas Gerais, seis aconteceram na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), três vezes mais do que o registrado na temporada chuvosa 2011/2012, quando duas pessoas morreram na Grande BH. Os dados são preocupantes e podem piorar. Segundo Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), em dezembro deve haver volume de chuva acima da média em todo o Estado.

Em Lavras, segundo o coordenador da Defesa Civil, Antônio Caetano, existe um trabalho preventivo e de observação constante daquele órgão. Caetano disse que todas as áreas passíveis de ocorrências de alagamentos, desabamentos ou outros danos, são monitoradas mesmo antes do início das chuvas.

A Defesa Civil em Lavras está atenta a qualquer problema, Caetano disse que este órgão não consegue evitar uma inundação como a que ocorreu na Zona Norte em janeiro deste ano, mas elaborar planos de contingências ajuda bastante.

Para o coordenador da Defesa Civil de Lavras, Antônio Caetano, apesar do número reduzido de pessoas, aquele órgão realiza um trabalho contando com a ajuda de parceiros, como o Tiro de Guerra, o 8º Batalhão de Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da demais estrutura da Prefeitura de Lavras.

Na última temporada de chuva, 239 municípios mineiros declaram situação de emergência e outros 34 tiveram problemas. Em todo o Estado, 1.436 residências foram destruídas e 23.821 danificadas. Minas teve 886 pontes destruídas, 106.618 pessoas ficaram desalojadas, 9.594 desabrigadas e 6.321 feridas. Lavras fez parte desta lista de cidades afetadas.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras