Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Saúde /


Publicada em: 02/11/2012 13:46 - Atualizada em: 05/11/2012 11:27
Santa Casa de Lavras apresenta serviço inovador - veja fotos
Os recém-nascidos agora deixam os hospitais de Lavras já com registro de nascimento pronto, um projeto implantado pelo Cartório de Registro Civil de Lavras.

A mãe de Tiago Inácio de Oliveira Silva mostra orgulhosa, ainda na maternidade, a certidão de seu bebê. Fotos: Jornal de Lavras

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Lavras é uma cidade privilegiada, não tem favelas, não tem bolsões de miséria, oferece oportunidades de emprego em diversos setores da economia, tem qualidade de vida, tem esgoto, água tratada e ainda se sustenta em cima de três pilares: Educação, Segurança e Saúde. Na educação temos uma das mais importantes universidades da América Latina, a Universidade Federal de Lavras (Ufla), o Centro Universitário de Lavras (Unilavras), outro centro de excelência em educação, sem deixar de lado a estrutura bem montada da educação pública de qualidade; na segurança somos sedes de uma regional de Polícia Militar, que comanda os batalhões de importantes cidades do Sul de Minas, temos também um batalhão que tem uma extensa área de abrangência, um departamento de Polícia Civil, que comanda delegacias regionais de grandes cidades do Sul de Minas, temos uma delegacia regional, uma Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário, com abrangência em todo o Sul de Minas.

Na área da saúde Lavras possui hoje uma estrutura que atende o município e sua microrregião, clínicas particulares com estrutura para realizar pequenas cirurgias, além de importantes hospitais, onde são realizadas cirurgias complexas, que antes eram realizadas apenas nos grandes centros como Belo Horizonte e São Paulo. O que faz com que a cidade se fortaleça nestas áreas são os investimentos dos responsáveis por estes setores, tanto na educação, quanto na segurança e na saúde.

Um exemplo disso foi o que a direção da Santa Casa de Lavras apresentou para a imprensa na tarde de ontem, quinta-feira, um serviço inovador que foi desenvolvido e implantado nas maternidades da cidade pelo Cartório de Registro Civil de Lavras: a criança deixa o hospital já com o seu registro de nascimento pronto.

Para conquistar este serviço foi necessário muito empenho em um trabalho que teve início em 2007 e foi concluído somente agora, depois de passar por barreiras legais e burocráticas. A conquista não foi positiva apenas para as maternidades, foi também para os pais. Um exemplo disso é Júlia Graziele dos Santos, mãe do recém-nascido Gabriel, que contou à reportagem do Jornal de Lavras que aquele era o seu sexto filho e o primeiro que deixa o hospital já com seu registro pronto. Outro exemplo é a mãe de Tiago Inácio de Oliveira Silva, que mostrou orgulhosa a certidão de seu bebê para a reportagem do Jornal de Lavras.

Este serviço vai além da comodidade para os pais e vai também além de um serviço de cidadania, pois garante a segurança para o hospital e para as famílias, pois ao deixarem a maternidade, a mãe, pai ou responsável tem de ter nas mãos o registro da criança. 

Ontem a imprensa teve acesso a esta estrutura montada e a oportunidade de conhecer também toda esta estrutura burocrática, já que estavam presentes, além da direção e médicos dos setores, representantes do Ministério Público e do Cartório de Registro Civil.

Na ocasião, a Santa Casa apresentou todo o seu serviço de atendimento à gestante e ao recém-nascido, o Mater Santa, que consiste no seguinte: além dos serviços convencionais, é oferecido ao recém-nascido os testes da orelhinha, do olhinho, do pezinho, um Centro de Tratamento Intensivo (CTI) Neonatal com equipamentos de última geração, alojamento conjunto e imunização.

Clique nas miniaturas para ver as fotografias em tamanho real:

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras