Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Trabalho /


Publicada em: 29/10/2012 16:01 - Atualizada em: 29/10/2012 22:20
Lavras fechou setembro com número negativo em geração de empregos
Dentre os setores com saldo de geração de emprego negativo está o comércio de Lavras: foram 275 demissões em setembro.

Vista parcial da cidade de Lavras

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

O mês de setembro não foi bom para as cidades Passos Varginha e Lavras na geração de empregos, estas três cidades demitiram mais que contrataram em setembro, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.

Das cinco maiores cidades do Sul de Minas: Poços de Caldas, Pouso Alegre, Varginha, Passos e Lavras, apenas as duas maiores tiveram um saldo positivo na geração de empregos em setembro. Poços de Caldas, a maior cidade do Sul de Minas, admitiu em setembro 2.095 pessoas e demitiu 1.858, obtendo um saldo positivo de 237 empregos.

Pouso Alegre, a segunda maior cidade do Sul de Minas, empregou 2.026 e demitiu 1.898 pessoas em setembro, ficando com um saldo positivo de 128 empregos. Varginha é a terceira maior cidade do Sul do Estado, durante o mês de setembro foram contratados 1.733 pessoas e demitidos 2.016, portanto a cidade ficou com um saldo negativo de -283 empregos.

Passos é a quarta maior cidade, seguida de Lavras, que ocupa a quinta posição. Em Passos foram contratados 996 pessoas em setembro e demitidas 1.049, ficando com um saldo negativo de -53 empregos, já a cidade de Lavras contratou 934 pessoas e demitiu 1.110, ficando com um saldo negativo de -176 empregos.

Em Lavras, um dos setores que mais demitiu foi o comércio e segundo um comerciante estabelecido no centro da cidade, um dos fatores é o enfraquecimento do comércio. Para ele, dois problemas afligem diretamente os comerciantes: o primeiro é a cobrança da área azul no sábado, dia em que, segundo ele, os moradores das cidade da região vem a Lavras para fazer suas compras e o pagamento da área azul desmotivou fazer compras na cidade.

O outro fato, segundo o comerciante, é que o horário de funcionamento do comércio em Lavras no sábado, de 8h as 12h, também prejudica, isso porque na região o comércio também tem o mesmo horário de funcionamento, quando as lojas fecham naquelas localidades, as pessoas deveriam vir para Lavras, mas como sabem que o comércio estará fechado, eles desistem.

Para o comerciante, o que precisava era mudar o horário de funcionamento aos sábados, e citou como exemplo: de 10h às 14h, também colocar um fim a cobrança da área azul neste dia. "Quem explora a área azul é uma empresa de fora, eles levam o dinheiro para outro estado e ainda prejudicam o comércio da cidade".

O comerciante sugeriu ainda que os diretores das entidades que representam o comércio e a indústria de Lavras não deveriam se envolver em nenhuma hipótese com a política, eles deveriam se limitar em defender a classe empresarial de Lavras. "A cidade de Lavras chegou num ponto que cresce e continuará a crescer indiferente da classe política e isso é que deveria ser percebido pelos representantes destas entidades", concluiu. 

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras