Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Meio Ambiente /


Publicada em: 18/10/2012 08:50 - Atualizada em: 18/10/2012 13:24
Casas populares em Lavras poderão receber aquecedores solares ainda este ano
As casas do conjunto habitacional "Caminho das Águas" já foram construídas com uma estrutura para receber os aquecedores do projeto da Cemig.

Estruturas que estão sendo instaladas nas casas do Sul de Minas contém uma placa e uma caixa d'água. Foto ilustrativa: site Minas Sustentável

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e a Companhia de Habitação de Minas Gerais (Cohab) estão instalando desde 2005, através do Programa Lares Habitação Popular (PLHP), aquecedores solares em todas as unidades entregues no Sul de Minas. O projeto visa atender todas as casas até o final deste ano.

A Cemig implantou essa parceria de instalar o sistema de aquecimento solar em todas as casas construídas através da Cohab. As casas já foram construídas com uma estrutura que proporcione uma instalação rápida, sem necessidade de reformas. Lavras faz parte do projeto e poderá ser a próxima cidade a ser atendida.

As casas do conjunto habitacional "Caminho das Águas", na Zona Norte de Lavras, tem um suporte apropriado para receber o equipamento, é uma estrutura metálica que foi afixada no telhado das casas e que são facilmente percebidas, pois são duas pontas de ferro com aproximadamente 20 centímetros.

A Cemig pretende fechar o ano com aquecimento solar instalado em 4,2 mil e casas no Sul de Minas. No sistema, a energia do sol é absorvida por painéis instalados nos telhados das casas e encaminhada para um reservatório. A água aquecida desce por um cano separado até o banheiro. Segundo o projeto, a estrutura oferece pelo menos quatro banhos quentes por dia, mesmo no inverno.

Além da economia na conta de luz, o aquecedor solar tem outro benefício: o uso deles diminui o impacto na destruição do meio ambiente. De acordo com a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento, durante um ano, cada metro quadrado de coletor solar instalado equivale a economia de a 215 kg de lenha ou 766 litros de diesel, ou ainda 55 kg de gás.

Para quem pretende instalar o sistema, segundo especialistas, o retorno do investimento vem em até dois anos. De acordo com o fabricante, o aparelho dura em média de quinze a vinte anos.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras