Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Cultura /


Publicada em: 15/10/2012 13:33 - Atualizada em: 15/10/2012 19:12
Benedito Santeiro, um artista de Nazareno e do mundo - veja fotos
Ele mora em Nazareno, mas é um artista do mundo: até o Papa possui uma de suas esculturas.

Benedito Santeiro esculpindo uma de suas obras. Fotos: Jornal de Lavras

 

Esta matéria foi publicada originalmente no jornal impresso LavrasNews, edição n. 579, de 13 de outubro de 2012

A beleza do trabalho do escultor Benedito Eduardo de Carvalho, o "Benedito Santeiro", de Nazareno,  cidade próxima a Lavras, impressiona pela riqueza de detalhes e pelo perfeccionismo empregado em cada obra. Benedito aprendeu o ofício ainda criança - desde os 8 anos ele usa a criatividade, sentimentos e idéias. Ele cria volumes, formas, define espaços numa peça de madeira bruta e define a escultura, um dom que Deus deu aos grandes artistas.

Benedito nasceu em Conceição da Barra de Minas, cidade próxima à cidade histórica de São João del-Rei. Quando criança freqüentava a igreja da Conceição da Barra, onde se encantava com as obras do século XVIII. Eram santos esculpidos em madeira que ornavam aquele templo. Benedito acredita que nasceu aí a inspiração para ser tornar um artista. Ele é autodidata; aprendeu usando pedaços de madeira que pegava na marcenaria de seu pai. 

Aos poucos seu trabalho foi chamando a atenção da família, dos amigos, dos moradores daquela cidade e não tardou muito, tornou-se um artista consagrado, um artista respeitado em todo o país, tanto que já tem obras espalhadas por vários países do mundo, como França, Austrália, Chile, Portugal e outros.

Suas obras são conhecidas na Europa desde 1972, quando realizou seu primeiro trabalho para o Velho Continente. Para Benedito, um de seus trabalhos mais importantes foi exatamente uma imagem de Santa Luzia, que confeccionou para uma igreja em Portugal, uma igreja que pertence a Família Real Portuguesa. Essa história o artista conta com empolgação. Segundo ele, a imagem foi encomendada pessoalmente pelo príncipe Dom Miguel de Orleans e Bragança, que foi até Nazareno conhecer o escultor.

A visita de Dom Miguel foi um marco na vida do santeiro Benedito Eduardo de Carvalho, porque ele foi convidado pela Família Real Portuguesa a passar uma semana na Casa Real, em Lisboa. Para ele a viagem foi muito proveitosa, pois visitou todas as igrejas de Lisboa e conheceu um pouco da arte européia.

A habilidade do artista é tão reconhecida que ele foi convocado para restaurar uma obra do mestre Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Para restaurar uma obra de um grande artista, como Aleijadinho, não poderia ser outra pessoa que não fosse também um grande artista.

O Papa Bento XVI é um dos possuidores de imagens confeccionadas pelas mãos do santeiro de Nazareno. Bento XVI recebeu uma imagem do Frei Galvão, o santo brasileiro. O Santo Papa ficou tão encantado com a perfeição da escultura  que Benedito recebeu um agradecimento do Vaticano, documento que guarda com muito carinho.

Uma de suas obras que impressionam pela beleza e pelo realismo é a imagem que esculpiu do Papa João Paulo II. Ela foi entregue ao bispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira.

Benedito Eduardo é um artista extraordinário, tem um dom especial, e tem também algo especial, que o difere de outros artistas: é uma pessoa simples, extremamente agradável, tanto ele quanto sua esposa Carmem de Carvalho, o casal tem uma filha e os três sabem como receber as pessoas em seu atelier e em sua residência.

A casa de Benedito fica no centro de Nazareno. Ela é frequentada por diversas pessoas, que ele enumera: Dom Lucas Moreira Neves, Newton Cardoso, Dom Delfim Ribeiro Guedes, Dom Célio de Oliveira e outros religiosos, além e artistas de diversas emissoras de televisão do Brasil.

O reconhecimento ao artista vem de todas as formas, de um simples elogio de um anônimo a personalidades religiosas e artísticas. Mas também recebeu homenagens do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, do então governador Rondon Pacheco, da Fundação Nacional de Artes (Funarte), do Governo de Minas, na gestão de Newton Cardoso, entre outras.

Benedito foi amigo de Tancredo Neves, de quem fala com muito respeito e saudade, conhece personalidades do mundo político e artístico, do Brasil e do exterior. Coleciona uma quantidade enorme de fotografias junto a essas personalidades. Também guarda um número expressivo de fotografias de algumas de suas obras, mas disse que perdeu a conta de quantas já fez.

Além de trabalhar sem parar, Benedito tenta passar sua arte as outras pessoas. Com ele trabalha o aluno Fernando Altieres Pereira, um jovem artista que, segundo Benedito, "tem um futuro brilhante nesta área". E acrescentou: "Fernando será meu sucessor no meu atelier.

Benedito contou que aos 10 anos já ganhava dinheiro com suas obras, disse que fazia crucifixos e vendia todos facilmente. Mas não é só em madeira que o artista – que certamente é um dos maiores do Brasil – trabalha, Benedito esculpe também em pedra e uma de suas obras faz parte do patrimônio do município de Nazareno. A imagem do Senhor do Bonfim, que está na avenida Padre Francisco de Andrade, a principal avenida da cidade, é de sua autoria.

Ele contou que a ideia de esculpir a imagem foi do padre Casimiro, que pediu a ele que se encarregasse da obra, que é um dos pontos turístico de Nazareno - a imagem fica em frente à casa do artista Benedito, onde também está o seu atelier.

As obras deste artista fenomenal já foram expostas no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, antiga residência oficial dos governantes da Nação; no Palácio das Artes, em Belo Horizonte e em São João del-Rei.

Para finalizar esta matéria, buscamos nas palavras do Papa João Paulo II, quando se expressou sobre os artistas, pessoas como Benedito Santeiro, de Nazareno: "Todos os artistas têm em comum a experiência da distância insondável que existe entre a obra de suas mãos, por conseguida que seja, e a perfeição fulgurante da beleza percebida no fervor do momento criativo: o que conseguem expressar no que pintam, esculpem ou criam é só um tênue reflexo do esplendor que durante uns instantes brilhou ante os olhos de seu espírito".

Clique nas miniaturas para ver as fotografias em tamanho real:

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras