Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ /


Publicada em: 13/10/2012 11:43 - Atualizada em: 13/10/2012 14:48
Pestana chama Cherem de "aliado" e fala que não perdeu eleição em Lavras
Respondendo um artigo de analista político que disse que Aécio perdeu força em Minas, o presidente do PSDB mineiro retrucou e enumerou cidades onde ele disse que não perdeu eleição, entre elas, Lavras.

Marcus Pestana, deputado federal e presidente estadual do PSDB. Foto extraída do site oficial do PSDB de Minas Gerais

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

O blogueiro Fernando Rodrigues publicou no site da UOL (Universo On-Line), uma matéria onde ele atribuiu a perda de força do senador mineiro Aécio Neves nas eleições municipais em Minas Gerais. Segundo o blogueiro em seu artigo "Aécio perde força em centros urbanos", o desempenho do senador tucano e de seu partido "no solo mineiro" havia sido fraco. Para ele, Aécio e o PSDB tiveram agora presença reduzida em cidades relevantes.

A interpretação do blogueiro Fernando Rodrigues foi baseada numa análise feita pelo pesquisador Fabiano Angélico, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que baseou seus dados no resultado das eleições das dez maiores cidades de Minas: Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Uberaba, Governador Valadares e Ipatinga, nessas, o PSDB foi vitorioso apenas em Belo Horizonte e Betim, nas demais cidades perdeu. 

A resposta em defesa de Aécio Neves veio do presidente do Diretório Estadual do PSDB, deputado federal Marcus Pestana. Ele contestou a interpretação do Blog sobre o desempenho dos tucanos e seguidores de Aécio Neves nas eleições de 7 de outubro. Para ele, é errado fazer uma análise em cima das dez maiores cidades mineiras, que concentram 30% da população do Estado, como foi o trabalho do pesquisador Fabiano Angélico.

O deputado Marcus Pestana disse que o correto seria avaliar o desempenho dos tucanos nas 59 maiores cidades mineiras, onde se concentram 54% do eleitorado. Nelas, segundo o deputado Marcus Pestana, o senador Aécio Neves e os tucanos foram vitoriosos em 37. Nessas 59 cidades, diz Pestana, "as forças aliadas a Aécio Neves desde 2002 venceram em 37 delas e ainda se somam duas situações peculiares (Ubá e Pará de Minas) onde prefeitos eleitos do PT e do PMDB não alinhados, têm vices-prefeitos eleitos do PSDB".

Para provar sua tese de que Aécio foi vitorioso em 37 das 59 cidades mineiras, o deputado federal e presidente do Diretório Estadual do PSDB, Marcus Pestana, publicou a relação das 59 cidades e entre elas está Lavras, onde, segundo o deputado Pestana, o vencedor das eleições, Marcos Cherem, é, segundo ele, "aliado".

Outro fato interessante ocorrido nas eleições de Lavras foi o apoio do candidato tucano Domingos Sávio. Sávio disse que estava apoiando Marcos Cherem e, quando foi questionado se aquela declaração estava confirmada e podia ser publicada, o deputado pediu um instante, ligou para Marcus Pestana, disse a ele que não estava apoiando Silas porque na eleição passada para deputado, um secretário municipal, no caso Luciano Melo, o "Tilili", havia trazido um candidato do PSDB para atrapalhar sua campanha. O candidato era Carlaile Pedrosa, que venceu as eleições, tirou votos de Domingos Sávio na cidade e dois anos depois, deixou a Câmara dos Deputados para se candidatar a prefeito de Betim, onde foi vitorioso. Carlaile nada fez por Lavras, a não ser atender pedidos pessoais do então secretário "Tilili".

Sávio disse também que o grupo do então vereador Marcos Cherem o apoiou em sua campanha em Lavras há dois anos. Também foi lembrado que o seu amigo e coordenador político na região, o dentista Ranieri Spuri, tinha sido vítima de ataques descomedido de um blogueiro da cidade que era aliado da prefeita Jussara Menicucci e a somatória de tudo isso o levou a apoiar Marcos Cherem.

O deputado Domingos Sávio conversou com Marcus Pestana por telefone e, em seguida, tornou oficial a informação de que ele apoiaria Marcos Cherem.  

 
Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras