Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Saúde /


Publicada em: 20/08/2010 00:31 - Atualizada em: 02/11/2011 12:00
Sábado começa a campanha de imunização contra a raiva
Cães e gatos deverão ser vacinados e a campanha promovida pela prefeitura e Departamento de Medicina Veterinária da Ufla começa no sábado.

     

        Foto ilustrativa

 

A campanha de vacinação contra a raiva começa em Lavras no sábado, dia 21; ela será coordenada pelo Departamento de Controle Epidemiológico e Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras (Ufla), com o apoio do Tiro de Guerra. Serão imunizados cães e gatos na mancha urbana e na zona rural.

No sábado, no domingo e no sábado seguinte, dia 28, a campanha será desenvolvida na zona rural em pontos fixos e móveis de atendimento. Na mancha urbana, a campanha será realizada no dia 29, domingo, em diversos pontos da cidade.

Os cães adultos deverão ser levados para vacinar na coleira e guia, os gatos, dentro de saco de pano, como fronha de travesseiro ou linhagem e apenas um animal por saco. Conter o animal é de responsabilidade do proprietário.

A Vigilância e o Departamento de Medicina Veterinária lembram, ainda, que animais com mais de 20 quilos e cães das raças rottweiler, fila, doberman, pitbull, bull terrier, mastim napolitano, pastor alemão e american staffordshire terrier são obrigados por lei a utilizar focinheira. Se o cão for nervoso, também deverá estar munido de focinheira. Cadelas e gatas gestantes também devem ser vacinadas.

 

Fatos marcantes da história de Lavras

No dia 4 de abril de 1910, o terror toma conta de Lavras: um cão "hidrophobo" ataca três crianças e dois adultos, além de contaminar outros animais. O major Augusto Salles, presidente em exercício da Câmara, autoriza a matança de todos os animais vadios de Lavras. O médico Oscar de Oliveira Lisboa é encarregado de tirar da cidade as pessoas ofendidas pelo animal raivoso e levá-las ao "Instituto Pasteur."

Em 4 de junho de 1975, um cão hidrófobo ataca nove pessoas, sendo oito crianças, na esquina das ruas Rui Barbosa com Adalberto Penido, provocando pânico geral. Mães investiram contra o animal raivoso em defesa de seus filhos, chegando algumas delas, a arrancar seus filhos das presas do animal. Todos foram atendidos na Santa Casa de Misericórdia.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras