Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Meio Ambiente /


Publicada em: 10/10/2012 16:04 - Atualizada em: 10/10/2012 23:21
Acamar Lavras recebe R$ 215 mil da Funasa para compra de equipamentos
Com estes novos recursos será possível a aquisição de mais dois caminhões para ampliação da coleta seletiva em bairros e condomínios, uma prensa e um fragmentador industrial de papel.

José Maria Tomaz da Silva destinando corretamente o lixo em um posto de coleta seletiva da Acamar. Com este recurso da Funasa, a coleta seletiva poderá ser apliada no município. Foto: Jornal de Lavras

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

A Acamar (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Lavras) recebeu recursos do Edital Funasa (Fundação Nacional da Saúde) destinados a equipar associações de catadores. A acamar concorreu com mais de trezentas associações em todo o Brasil.

A coordenação da Acamar explica que estes projetos da Funasa são muito difíceis de desenvolver e obter os recursos; este, por exemplo, foram solicitadas mais de cinquenta declarações, entre certidões negativas e documentos solicitados a parceiros e autoridades atestando o trabalho desenvolvido pela Associação. Mas a Acamar foi contemplada entre as primeiras associações a receber os recursos. "Os gestores da Funasa entraram em contato informando que nossa associação e nosso projeto era um dos melhores inscritos", disse o coordenador da Acamar.

Com estes novos recursos será possível a aquisição de mais dois caminhões para ampliação da coleta seletiva em bairros e condomínios. Será também adquirida mais uma prensa que será instalada em uma grande indústria de Lavras evitando, desta forma, o transporte diário de material solto, melhorando muito a logística.

Outro equipamento de fundamental importância que será adquirido é um fragmentador industrial de papel, já que Acamar presta, há vários anos, um serviço de fragmentação de documentos sigilosos para empresas e escritórios de contabilidade e este volume tem aumentado muito, pois estas empresas, cada vez mais preocupadas com o meio ambiente, estão destinando para Acamar estes papeis que antes eram queimados. Com a aquisição deste equipamento industrial será possível destruir até 400 kg de material por hora.

A Acamar, nos últimos anos, tem recebido varias demonstrações de que está no caminho certo, como a aprovação de editais junto ao governo estadual , prêmios de entidades patronais e até do consulado do Japão. Esta destinação da Funasa agora vem coroar os esforços realizados para captações de recursos, uma vez que os da Associação são sempre escassos e concorrem com outras prioridades do poder público, como saúde, educação e segurança.

Para o próximo ano a Acamar espera construir o novo centro de triagem em uma área de 6.300 metros quadrados no novo centro empresarial de Lavras e, desta forma, poder atender todo o município com a coleta seletiva.

Quem quiser conhecer o mais sobre o trabalho da Acamar pode acessar o site www.acamar.org.br.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras