Manobra dos soldados da EsSA no Lago de Furnas, em Cana Verde. Fotos: Vicente Freire Barbosa, Secretário Municipal de Cultura de Cana Verde
A cidade de Cana Verde foi "ocupada militarmente pelas tropas do Exército". São soldados e blindados da Escola de Sargento das Armas (EsSA) que, desde segunda-feira, dia 16, realiza a ocupação que vai até sexta-feira, dia 20. Parece um enredo de filme, mas a verdade é que a EsSA está realizando manobras naquela cidade; o objetivo é treinar os soldados aproveitando a topografia da zona rural de Cana Verde e o espelho das águas do lago de Furnas.
A movimentação de tropas está atraindo a atenção dos moradores de Cana Verde e também da região, principalmente por causa dos blindados e helicópteros em suas ações de treinamento de guerra. O Exército tem um programa de simulação de conflitos que faz parte de um treinamento que visa preparar os soldados para defender o território nacional.
A movimentação de tropas do Exército para Cana Verde é inédita: esta é a primeira vez que a EsSA desloca soldados e blindados para aquela região. A área de treinamento está a 30 quilômetros de Lavras.
A função do Exército não é apenas defender o território brasileiro, uma de suas políticas é a integração das regiões, como por exemplo, o trabalho que é desenvolvido na região amazônica. Ele também atua no setor de grandes obras - foi à divisão de engenharia do Exército que construiu o aeroporto regional de Lavras, ainda na administração do ex-prefeito João Batista Soares da Silva.
A manobra em Cana Verde vai além do treinamento dos homens, ela também promove a integração entre as Forças Armadas e o povo daquela comunidade e da região, que recebe os militares em suas cidades. Os militares foram recepcionados pelas autoridades civis de Cana Verde.
A imprensa da região foi convidada a cobrir o evento na quinta-feira, dia 19.