Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 18/08/2010 20:45 - Atualizada em: 02/11/2011 11:13
Reitores que formarão o consórcio estiveram reunidos em Lavras
Reitores das sete universidades federais que formarão o consórcio estiveram reunidos em Lavras na manhã e tarde de quarta-feira. Eles discutiram pontos do consórcio.

     

        Reunião dos reitores que formarão o consórcio, realizada em Lavras. Foto: TV Universitária

 

Reitores das sete universidades que deverão formalizar um consórcio estiveram reunidos em Lavras na manhã e tarde de quarta-feira, dia 18. Eles discutiram pontos do projeto e as mudanças que deverão ocorrer, mudanças essas que começarão a aparecer a partir do próximo ano. Os reitores ainda não confirmam se o ingresso dos estudantes será unificado -algumas federais fazem a seleção pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ou usam o exame como parte da nota - mas dizem que uma das principais intenções do projeto é facilitar a mobilidade acadêmica de alunos e professores.

Com a mobilidade acadêmica, um aluno poderá iniciar um curso numa universidade e concluí-lo em outra, estudando a metade do curso em uma e a outra metade em outra. Tudo isso depende ainda da assinatura que deverá ocorrer em outubro pelos sete reitores das universidades federais de Alfenas (Unifal), Itajubá (Unifei), Juiz de Fora (UFJF), Lavras (Ufla), Ouro Preto (Ufop), São João del-Rei (UFSJ) e Viçosa (UFV), todas na região Sul e Sudeste

Os reitores afirmam que a intenção não é formar uma superuniversidade, mas obter super-resultados com o consórcio. A adesão ainda está sendo discutida nos Conselhos Universitários de cada universidade e deve ser formalizada em 15 de outubro. A intenção é que as instituições não percam autonomia administrativa nem orçamentária. As sete universidades participam do programa de mobilidade acadêmica estabelecido pela Andifes (Associação de Reitores de Federais), que permite ao aluno passar até um ano em outra instituição do país.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras