Aeronave que transporta peças fabricadas em Lavras para a fábrica da Ford em Camaçari (BA); ao lado do avião, um caminhão do Expresso Nepomuceno
Na semana passada, a prefeita Jussara Menicucci recebeu, em sem eu gabinete, um representante do Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop-MG), para a assinatura da entrega do Aeroporto Regional de Lavras. Com a assinatura, o aeroporto foi entregue ao município, que deverá agora administrar e gerenciar.
O valor investido no aeroporto pelo Estado foi na ordem de mais de 11,7 milhões. O representante do Deop, José Audísio Lopes Lima, disse que ainda faz parte da responsabilidade daquele órgão convocar a Aeronáutica para verificar se os condicionantes da obra foram cumpridos. Depois de realizada a vistoria e confirmada à execução dos condicionantes, a Aeronáutica convocará a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para a homologação final do aeroporto e a regulamentação dos vôos de passageiros de linhas aéreas regionais.
Audísio disse, ainda, que a ANAC vai liberar pouso e decolagem de aeronaves de até 52 passageiros e vôos noturnos. A prefeita Jussara Menicucci conversou com a reportagem do Jornal de Lavras e disse que o aeroporto já está funcionando para vôos de cargas e citou o caso da TRW, indústria de autopeças, que está operando três vezes ao dia com transporte de peças fabricas em Lavras.
Uma aeronave desce e decola três vezes, de segunda a sexta-feira, para carregar, em cada viagem, uma tonelada de peças que são transportadas para a fábrica da Ford, em Camaçari (BA).