Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Notícias /


Publicada em: 18/08/2012 11:27 - Atualizada em: 21/08/2012 13:28
Produtos que tornam uma construção sustentável estão sendo mostrados na Femacon - veja fotos
A preocupação com o meio ambiente na hora de construir é uma das tendências que a Femacon está mostrando nesta sua terceira edição.

         

              A Femacon foi aberta ao público na quinta-feira e se estenderá até domingo. Fotos: Jornal de Lavras

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Na Femacon (Feira Casa & Construção) 2012, que está sendo realizada no estacionamento do Lavrashopping, percebe-se que existe uma busca, cada vez maior, pela construção sustentável. A construção sustentável é aquela que usa materiais locais, reciclados e recicláveis, usa tecnologia testada, certificada, que tira proveito do clima e do entorno para reduzir o consumo de energia e de água. A construção sustentável é aquela que procura não produzir lixo, mas transformar os resíduos em insumos que voltam para a cadeia produtiva. Transforma terrenos degradados em infraestrutura verde. Usa o paisagismo funcional, além do estético.

Na Femacon deste ano a empresa Bloco Forte Artefatos de Cimento, da cidade de Ijaci, está expondo seus produtos, que são blocos prensados e piso inter-travado. Os blocos produzidos em Ijaci utilizam matéria prima que não agridem o meio ambiente, os blocos são prensados e padronizados. Ao contrário dos tijolos comuns, que utilizam argila e, além disso, para serem utilizados eles são queimados em fornos que consomem lenha.

No estande da Construlara, existem opções de revestimento de madeira ecologicamente correta, como o eucalipto e o pinos, madeiras de reflorestamento.

No estande da Losango Telhas de Concreto, da cidade de Candeias, estão expostas telhas que reduzem o consumo de energia elétrica: elas são brancas e, por isso, refletem o calor e a temperatura no interior de um edifício ou casa pode cair até 30%, diminuindo os gastos com ar-condicionado e, consequentemente, a emissão de gases do efeito estufa, o que ajuda a controlar os efeitos nocivos do aquecimento global. A explicação para o telhado branco é simples e tem origem nas leis da física: enquanto os telhados pretos ou escuros absorvem a energia do sol quase completamente, os claros refletem os raios solares, dispersando o calor.

No estande da loja Real Tintas existem opções de verniz e tinta a base de água. O solvente, que é altamente tóxico e poluente, está deixando o mercado.

Na Estilo Porcelanato, de Poços de Caldas e que deverá abrir uma loja em Lavras, as opções de revestimento que imitam madeira são vários, são revestimentos de porcelanato e de PVC.

Outro estande que também oferece uma gama de materiais voltados para a preservação do meio ambiente é o da Kisol, uma empresa de Mococa (SP), mas que tem representante em Lavras. Esta empresa oferece aquecedores solares que atenda às famílias pequenas, grandes, redes de hotéis, hospitais e outros. Além dos aquecedores que utilizam uma energia limpa e gratuita, no estande o visitante pode conhecer o filtro de carvão ativado que purifica a água de um prédio de apartamentos, com capacidade de filtragem de mil litros por hora.

Outro estande que também chama a atenção para a preservação ambiental é o da Fibrasil, uma empresa lavrense que produz, além de caixas d'águas, estações de tratamento de esgotamento sanitário para condomínio e até mesmo para uma residência unifamiliar.

A Credsul Motos Elétricas, uma empresa de Lavras, também está expondo na Femacon. A empresa levou para seu estande as motocicletas movidas a energia elétrica, são motos que consomem menos de R$ 0,01 centavo por quilômetro. Além de usar uma energia limpa, que é a energia elétrica, ela não emite nenhum som. Apenas para ilustrar, se a pessoa pudesse viajar para São Paulo com ma motocicleta elétrica, a viagem ficaria, de combustível, em R$ 5.

Quem quiser conferir estes estandes e outros, conhecer de perto estes produtos, poderá visitar a Femacon no estacionamento do Lavrashopping. A 3ª Femacon vai até domingo, às 16h, e o Jornal de Lavras vai continuar fazendo a cobertura e levando aos leitores os destaques da feira.

Hoje, sábado, o horário de visitação começa às 14h e se estende até 21h. Amanhã, domingo, a feira estará aberta a partir de 10h.

Veja a galeria de fotos dos estandes das empresas que foram citadas nesta notícia:

 

Abaixo, os links de todas as notícias da cobertura da Femacon 2012 realizada pelo Jornal de Lavras:

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras