Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Comportamento /


Publicada em: 09/08/2012 06:11 - Atualizada em: 09/08/2012 13:11
FCA desenvolve projeto social em Lavras e criou uma horta comunitária
Projeto social desenvolvido pela Ferrovia Centro-Atlântica beneficia mais de 180 crianças em Lavras.

         

               Foto ilustrativa

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

A Ferrovia Centro-Atlântica desenvolveu um projeto em Lavras em parceria com o Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente (Ceacad), Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania e Emater (Empresa de Assistência Técnicas e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), é o projeto "Melhoria da Qualidade Alimentar de Crianças e Adolescentes em Situação de Risco". Este projeto implantou uma horta comunitária e está mudando a vida de famílias em Lavras. A iniciativa beneficia 186 crianças e adolescentes em situação de risco e suas famílias.

As crianças beneficiadas pela horta são atendidas pelo Ceacad no período em que estão fora da escola, os jovens recebem orientações teóricas e práticas sobre o cultivo de hortaliças e plantas medicinais. As aulas são ministradas pela Emater e pelos educadores do Ceacad e incluem também conceitos de preservação e sustentabilidade ambiental. Com pouco mais de um mês de atividades, as crianças já tiveram a oportunidade de preparar a terra, plantar as primeiras sementes e mudas, adubar e até construir um espantalho. Mas o mais importante é que estas crianças estão fora das ruas e longe dos perigos que rodeiam os meninos e meninas na idade escolar, sobretudo as drogas.

O projeto tem uma segunda etapa, que vai envolver também os familiares destas crianças atendidas, as crianças serão estimuladas a desenvolver em suas casas a prática aprendida durante as aulas. As famílias serão cadastradas e receberão insumos agrícolas e apoio técnico para o cultivo de verduras, legumes e plantas medicinais destinados ao consumo nas refeições do dia a dia. Para incentivar a adesão, as famílias participantes vão concorrer a prêmios em sorteios mensais e os ganhadores os receberão desde que mantenham a horta bem cuidada e os lotes das casas limpos.

Ao garantir alimentação de qualidade aos beneficiados, o projeto também contribui para o desenvolvimento nutricional das crianças e familiares envolvidos, impactando positivamente nos índices de saúde e qualidade de vida do município.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras