Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Esporte /


Publicada em: 08/08/2012 12:05 - Atualizada em: 08/08/2012 18:50
Basquete feminino de Lavras foi matéria do jornal Hoje em Dia
O bairro Novo Horizonte foi alvo de matéria do Hoje em Dia. O jornal noticiou o sucesso das meninas do basquete.

         

             Equipe de basquete de Lavras foi notícia em jornal de circulação estadual

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

O trabalho do professor Ricardo Pacheco começa a ser reconhecido pela grande mídia, pelo menos pelo jornal Hoje em Dia, que publicou em seu portal ontem, dia 7, uma extensa matéria sobre a equipe de basquete que ele dirige no bairro Novo Horizonte, com alunas da escola municipal "José Serafim".

Segundo a matéria, aquele bairro, "um dos mais pobres de Lavras", as meninas "encontraram no basquete uma maneira de lazer e logo alcançaram resultados expressivos, mudando toda a cultura do local onde moram. As meninas deram um motivo aos moradores para se orgulharem do Novo Horizonte e o desempenho alterou até mesmo a taxa de gravidez entre as jovens: queda de 80% para 20%, de acordo com dados da Secretaria de Saúde da cidade".

Ricardo Pacheco contou ao repórter do Hoje em Dia que o bairro sempre foi descriminado pela sociedade e que o basquete trouxe autoestima para os moradores, disse também que os familiares das atletas se enchem de orgulho.

As conquistas das meninas do Novo Horizonte foram destacadas pelo jornal, elas conquistaram o bicampeonato dos Jogos Escolares de Minas Gerais na categoria sub-15, vencendo todas as rivais que passaram pela frente (90 x 7 sobre Belo Horizonte, 81 x 21 sobre Santa Luzia, 80 x 9 na semifinal sobre Janaúba e 60 x 23 na grande final sobre a Araguari). Além disso, lideram o Campeonato Mineiro sub-15, com sete vitórias em sete jogos e tem o título nas mãos. Isso para garotas que sequer conheciam o basquete antes de começarem a praticá-lo.

Ricardo Pacheco contou ao jornalista do Hoje em  Dia que, no início, a maioria das meninas nunca tinha visto um jogo de basquete e foram para os treinos por falta de lazer no bairro, ele contou também como se deu a ideia de começar o projeto; em setembro de 2007.

"Como o bairro Novo Horizonte tem uma  grande população de crianças e não tinha nenhuma atividade para esses jovens, solicitei à prefeitura, o meu encaminhamento para a escola municipal 'José Serafim' com o objetivo de montar um projeto de basquete no bairro", revelou. Assim, a prefeitura de Lavras criou este projeto denominado "Arremesso para um Novo Horizonte".

Orgulhoso das meninas e de sua equipe, o professor Ricardo Pacheco disse que algumas delas até se destacaram individualmente, tanto que a equipe tem hoje sete atletas na Seleção Mineira sub-15. Segundo Pacheco ao jornal Hoje em Dia, os bons resultados abriram os olhos do empresariado de Lavras, e uma fábrica de laticínios da cidade, a Verde Campo, já patrocina as meninas, oferecendo lanches e pagando as despesas para competição nos campeonatos - além de ceder o nome à equipe.

"O apoio ao projeto foi motivado por dois fatores principais. Um é a filosofia da empresa, de retornar para sociedade parte do nosso conhecimento, a maior parte do apoio está na alimentação das meninas. Segundo, é apoiar a iniciativa do treinador, em um trabalho em um bairro carente e isso foi um estímulo para entrar no projeto", disse Alexandre Carvalho, dono da Verde Campo Laticínios, que completou, reforçando o orgulho do bairro Novo Horizonte com as campeãs.

"A importância das conquistas é difícil de descrever. Primeiro, porque temos vários depoimentos de que as vitórias deste time são importantes para a cidade. Esse time mudou a autoestima do bairro. Temos depoimentos de pessoas que falavam que mudavam o endereço quando iam procurar emprego pelo estigma que o bairro tinha e esse projeto trouxe orgulho aos habitantes. Os índices de violência e desempenho escolares melhoraram no bairro. O projeto é muito bonito por tudo que eu falei", afirmou.

Investir no basquete feminino para que não aconteça o que aconteceu agora em  Londres, onde a equipe brasileira fez uma campanha muito fraca, foi lembrado pelo professor Pacheco.

"Para a melhoria do nosso basquete, o primeiro passo seria a massificação do esporte através das escolas, principalmente na rede pública, que é onde encontraremos grandes talentos", afirmou ao jornal Hoje em Dia.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras