Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Economia /


Publicada em: 03/08/2012 06:13 - Atualizada em: 03/08/2012 12:50
CPF agora é de graça e pode ser tirado pela internet
Agora, para tirar o CPF, o contribuinte não precisa sair de casa e nem despender de nenhuma quantia em dinheiro, basta acessar o site da Receita.

         

               Imagem ilustrativa

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Desde ontem, quinta-feira, que qualquer pessoa pode pedir de graça o Cadastro de Pessoa Física (CPF) pela internet. A novidade foi anunciada pelo subsecretário de Arrecadação e Atendimento da Receita Federal, Carlos Roberto Occaso.

Para solicitar o CPF, basta o contribuinte entrar na página da Receita Federal na internet e digitar informações como nome completo, data de nascimento, título de eleitor, nome da mãe, naturalidade, endereço, telefone fixo e celular. O sistema criará automaticamente um número de CPF, o contribuinte precisará imprimir o comprovante de inscrição e anotar o número depois que os dados forem validados.

Se o contribuinte perder as informações, só poderá recuperar o número em uma agência da Receita Federal. Não será possível se inscrever novamente pela internet porque o sistema não permite nova inscrição.

O serviço é gratuito e está disponível 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados. De acordo com a Receita, 500 mil pessoas físicas se cadastram no CPF por mês. Deste total, a Receita estima que 200 mil contribuintes recorram à inscrição pela internet.

A Receita garante que o sistema é totalmente seguro e está imune a fraudes. Na hora em que contribuinte envia os dados, o sistema faz um cruzamento de informações com outras bases nacionais de dados. Somente então, a inscrição é validada e o número é gerado.

Com este novo sistema, o contribuinte evita ter que comparecer a uma agência dos Correios, do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal para pedir o CPF. A inscrição nesses postos de atendimento é instantânea, mas o serviço custa R$ 5,70. A emissão do CPF pela internet também não poderá ser feita por quem tem mais de 25 anos. A Receita entende que toda pessoa física com essa idade já está inscrita no CPF.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras