Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 11/08/2010 00:37 - Atualizada em: 02/11/2011 12:02
OMS diz que ciclo da pandemia da nova gripe chegou ao fim
O vereador Hélio Haddad falou na Câmara Municipal que a nova gripe não acabou, ela diminuiu de intensidade, mas isso não significa que não devemos manter os cuidados básicos.

     

        Jornalista Aureliano Borges entrevistando o vereador Hélio Haddad

 

O vírus da nova gripe já não mais oferece risco de pandemia, disse a chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS) na terça-feira, dia 10. "Agora estamos indo em direção ao período pós-pandêmico", afirmou a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, em teleconferência, dizendo que o vírus "completou amplamente seu percurso".

A declaração foi feita depois de recomendações de especialistas mundiais na gripe, que revisaram o status no começo do dia. Segundo o Comitê do órgão ligado à ONU voltado para análise de emergências, o período pós-pandêmico não significa que o vírus desapareceu. Nos próximos anos, o H1N1 deve atuar como uma gripe sazonal comum e vai continuar a circular.

No Brasil, os números de casos graves e de óbitos entre março e 17 de julho caíram em todas as regiões do país. Neste ano, o maior número de hospitalizações aconteceu em março, com 79 registros em hospitais e postos de saúde.

Já na semana 28 do ano, de 11 a 17 de julho, não houve internações em território nacional, segundo o Ministério da Saúde. Entre as mortes, foram 11 contadas na semana entre 21 e 27 de fevereiro e nenhuma entre 4 e 17 de julho.

Segundo o órgão, os números refletem a campanha de vacinação realizada em todo o Brasil, que imunizou 88 milhões de pessoas entre 8 de março e 2 de junho.

O médico Hélio Haddad disse, na reunião da Câmara Municipal, que a gripe A não acabou, ela diminuiu de intensidade, mas isso não significa que não devemos manter os cuidados básicos. Haddad recomendou que todas as gestantes procurassem um posto de saúde para tomar a vacina contra a nova gripe. Para ele, a diminuição dos casos de gripe A levaram as pessoas a descuidarem.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras