Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Cultura /


Publicada em: 15/07/2012 11:34 - Atualizada em: 15/07/2012 18:08
Há cem anos nascia em Lavras o museólogo Bi Moreira
O que existe hoje sobre a história de Lavras se deve ao museólogo Silvio do Amaral Moreira, o criador do Museu Bi Moreira.

         

                 Museu Bi Moreira, no campus antigo da Universidade Federal de Lavras. Abaixo, Bi Moreira

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Este domingo, dia 15, é uma data especial para todos que estudam a história de Lavras, hoje está fazendo cem anos que nasceu o maior historiador de Lavras, aquele que passou grande parte de sua vida juntando fragmentos da história da cidade. Há cem anos nascia em Lavras Silvio do Amaral Moreira, o Bi Moreira, como era conhecido.

Bi nasceu no prédio do Hotel Moreira, que era de propriedade do casal José Moreira de Alvarenga e Altina do Amaral Moreira, seus pais. Hoje o hotel não existe mais, ele foi incendiado no dia 4 de junho de 1962.

Ainda jovem começou a guardar documentos velhos e peças antigas com o pensamento de um dia poder mostrar para as gerações futuras. O que ele não imaginava era que seus guardados formariam um dos maiores museus ecléticos de Minas Gerais, museu este que começou a ser formado em 1949 e, hoje, está instalado definitivamente no campus antigo da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Bi Moreira morreu aos 81 anos no dia 6 de março de 1994.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras