Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Meio Ambiente /


Publicada em: 12/07/2012 12:38 - Atualizada em: 12/07/2012 19:13
TIM ArtEducAção fará uma horta Comunitária em Lavras
Através de uma parceria entre o TIM ArtEducAção e o"Engenheiros sem Fronteiras", o antigo prédio da Escola Municipal Padre Dehon vai receber uma horta comunitária.

         

              Foto ilustrativa

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Uma horta comunitária, onde crianças e adolescentes de escolas públicas podem aprender a importância da sustentabilidade. Esse é principal objetivo da parceria firmada entre o TIM ArtEducAção de Lavras e a organização "Engenheiros sem Fronteiras", que atua em mais de 40 países e, em Lavras, é formada por 26 alunos de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (Ufla).

Com o acordo, no mês de agosto será construída uma horta comunitária no prédio que abrigava a Escola Municipal Padre Dehon, espaço que recebe todas as oficinas artísticas do TIM ArtEducAção. Assim, os 216 alunos que participam do Programa na cidade também vão aprender sobre a importância da conservação ambiental ao cultivarem os produtos plantados.

Gilmar Tavares, professor da Ufla e coordenador do projeto da horta, conta como surgiu a ideia da parceria: "Os voluntários do Engenheiros sem Fronteiras procuraram espaços viáveis para a construção da horta e encontraram potencial na sede do TIM ArtEducAção de Lavras". O professor explica como será a participação dos alunos no projeto: "O trabalho com as crianças será integralmente participativo desde a concepção, construção, passando pela execução e destinação dos produtos da horta".

Marcelo Andrade, idealizador do TIM ArtEducAção, fala sobre a iniciativa: "A ideia da parceria surgiu na própria cidade e contribuiu para a expansão das atividades Programa. O meio ambiente, assim como a cultura, é humano, tem um poder transformador e amplia os olhares. Os alunos vão aprender sobre a importância do equilíbrio e da sustentabilidade".

O método utilizado para a construção da horta será a permacultura, que consiste em planejar e manter sistemas ambientalmente e socialmente sustentáveis, além de justos e financeiramente viáveis. Para Gilmar, "o mais importante serão os processos interiores de valores humanos que pretendemos desenvolver com os alunos para que eles entendam que um mundo novo é possível: humano, limpo, conservado, protegido, saudável, solidário", explica o professor.

Mariana Rezende, aluna de Engenharia Ambiental e integrante do grupo, fala sobre as atividades que serão realizadas na horta: "Vamos desenvolver junto com os alunos temas como educação alimentar e educação ambiental para que eles se tornem os principais atores sociais e dêem continuidade à atividade mesmo após o fim do projeto. Os alimentos produzidos serão doados para as famílias e para a merenda escolar, tornando visível o resultado do trabalho das próprias crianças, as motivando ainda mais", afirma.

Deborah Rezende, articuladora do TIM ArtEducAção de Lavras e chefe do Departamento de Cultura, ressalta a importância do projeto: "A parceria com o Engenheiros sem Fronteiras vai expandir as atividades do TIM ArtEducAção para além da arte e da cultura e mostrar para as crianças e adolescentes a importância do meio ambiente. O Programa está um sucesso e servindo de exemplo para outros projetos sociais da cidade".

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras