Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Cultura /


Publicada em: 07/07/2012 12:32 - Atualizada em: 07/07/2012 18:30
Coral BDMG se apresenta na região, em São Thomé das Letras
Vale a pena os lavrenses percorrerem os poucos quilômetros de rodovia que levam a São Tomé das Letras para assistir a esta apresentação.

         

                Coral do BDMG, foto de divulgação

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

O coral do BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais) está desenvolvendo o projeto "Estrada Real" e se apresentando em cidades que margeiam este importante circuito turístico. Hoje, sábado, dia 7, às 20h,  o Coral do BDMG se apresentará na Igreja Matriz de São Thomé das Letras.

Desde abril deste ano, o programa percorre trechos da Estrada Real, em Minas Gerais, apresentando composições históricas do século XVIII e início do século XIX. As cidades de Piedade do Paraopeba, Dores de Campos e Santo Antônio do Itambé já receberam os integrantes do coro que viajam pelo interior do Estado divulgando a música colonial mineira.

O projeto, apresentado pelo Ministério da Cultura e BDMG Cultural, resgata peças relevantes de compositores de diversas regiões do Estado, como Padre João de Deus de Castro Lobo, Jerônimo de Souza Lobo e Marcos Coelho Neto, que representam Ouro Preto e Mariana; José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita, que remete ao Serro e Diamantina; Manoel Dias de Oliveira e Padre José Maria Xavier que remontam a Tiradentes, São João del-Rei e Prados. Em homenagem às demais cidades e compositores, dentre muitos anônimos, Antônio Lopes Serino, a quem se atribui a Ladainha, cópia encontrada no Curral del-Rei, atual Belo Horizonte.

A qualidade técnica e artística dessas composições, sua atualidade estética para os padrões da época e a sua larga produção vieram a público devido ao trabalho pioneiro do musicólogo Francisco Curt Lange. Este acervo musical do século XVIII ainda está longe de ser todo avaliado, porém, sua divulgação não deve se restringir a pequenos círculos acadêmicos, estendendo-se, também, a toda comunidade que pode se apropriar e incorporá-la no rol de sua própria cultura.

Estão também no roteiro do Coral do BDMG as cidades de Ouro Preto, no dia 4 de agosto e São Gonçalo do Rio Abaixo, no dia 25 de agosto.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras